Empreendedorismo moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DAVI LEONI CALIXTO
NATASHA FERNANDES
NATHALIA G.
SAMUEL GRANZOTI

Os Pilares do Empreendedorismo Moderno

cURITIBA
NOVEMBRO 2010

davi leoni calixto
natasha fernandes
nathalia greidanUs
SAMUEL GRANZOTI

Os Pilares do Empreendedorismo Moderno

Trabalho de graduação apresentado como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Metodologia de Pesquisa, do curso deAdministração, do Centro Universitário Franciscano do Paraná – FAE.
Orientadora: prof. Ana Maria Coelho Pereira Mendes, Dra.

CURITIBA
NOVEMBRO 2010
SUMÁRIO
davi leoni calixto 1
natasha fernandes 1
nathalia greidanUs 1
cURITIBA 1
davi leoni calixto 2
natasha fernandes 2
nathalia greidanUs 2
SUMÁRIO 3
1 INTRODUÇÃO 4
2 CONTEXTUALIZAÇÃO 7
5 conclusão 37
6 referencias 38

1INTRODUÇÃO
As cidades abrigam uma grande, e cada vez mais notável, geração de jovens empreendedores, que auxiliam a desenhar o perfil de uma nova sociedade. Estes jovens vem construíndo uma metrópole de maior diversidade, a qual, oferece diferentes opções de consumo, lazer e gastronomia. Todos estes jovens empreendedores têm pontos em comum. Apostaram na novidade e seguem acreditando que há espaço, epúblico, para as iniciativas. Acreditam em seus sonhos e em sua independência para realiza-los.
Há longa data o empreendedorismo e o interesse sobre os empreendedores deixou de ser uma tendência de momento e passou a ser fator essencial a um país e suas economias. Hoje, a personalidade empreendedora, que corresponde a 3,5 a 5% (IBGE) da população do mundo inteiro, e a conduta empreendedora(pessoas quesão orientadas para resultados com traços de iniciativa, risco e visão), representam mais de 81%(IBGE) dos negócios geradores de empregos e do PIB de um país através das Pequenas e Médias Empresas.
Até 20 anos atrás, era mais comum o aparecimento de jovens “Self Mademan”. Atualmente o perfil de jovens empreendedores mudou muito. Através do estudo sobre o tema, identificamos similaridades ediferenças destes novos jovens que resolvem empreender.
O Brasil alcançou o terceiro lugar no ranking mundial como um país que possui um grande número de jovens empreendedores. Os dados são do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2008. A pesquisa mostra que de todos os empresários do país, 25% são jovens. Os países que lideram a lista são Irã (29%) e Jamaica (28%). Além disso, o estudo ainda apontaque, atualmente, o Brasil conta com 3,82 milhões de jovens à frente de novos negócios.
Todos esses fatos nos levaram a levantar dados de pesquisa, para mostrar ao jovem seu potêncial, valorização no mercado e a quantidade de oportunidades a sua volta. Passamos por um preríodo de transição radical de gerações, sendo que os jovens de hoje estão herdando características das gerações passadas(Babyboomers e Geração X) mas também estão “desenhando” a próxima geração. Segundo David McClelland, as pessoas podem ser divididas em dois grandes grupos: uma minoria que, quando desafiada por uma oportunidade, está disposta a trabalhar com determinação e afinco para conseguir o que quer, e uma grande maioria que não se importa tanto assim. McClelland afirma que as pessoas que têm necessidade derealizar se destacam porque, independentemente de suas atividades, fazem com que as coisas aconteçam. Essa nova geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Os pais, não queriam repetir o abandono das gerações anteriores, e os encheram de presentes, atenções e atividades, alimentando a autoestima de seus filhos. Eles cresceram vivendo em ação, estimuladospor atividades, fazendo tarefas múltiplas. Acostumados a conseguirem o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de telefonia celular para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores....
tracking img