Dificuldade de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dificuldades de aprendizagem


1.1 Aquisição do código escrito


A leitura e a escrita estão diretamente associados com a alfabetização. A aquisição do código escrito pelo individuo representa um marco importantíssimo no seu desenvolvimento, sendo considerado fator diferencial na sociedade.
É na escola que se mais se explora a linguagem e a escrita e que mais sepercebe as dificuldades que alguns têm em aprender, acarretando evasões escolares e muitas frustrações da parte de alunos, dos pais e dos profissionais da educação.
Por isso, muitas pesquisas com respeito à aquisição da leitura e escrita e na compreensão dos problemas de aprendizagem, têm sido feitas. Pesquisadores como Emilia Ferreiro, Ana Teberoski, Luis Cagliari, entre outros jápesquisaram a complexidade que envolve a leitura e a escrita, e, com respeito aos problemas de aprendizagem muito contribuíram as pesquisas de Smith (2001); Coelho (1991) e Morais (2002).
Por exemplo, Luis Cagliari (1997,p.149) escreveu que “ler é uma atividade extremamente complexa envolve problemas não só semânticos, culturais, ideológicos, filosóficos, mas até fonéticos.” Para oautor, a leitura é, pois uma decifração e uma decodificação são uma atividade estritamente lingüística e a linguagem se monta com a fusão de significados com o significante.
Segundo Ferreiro (1992, p.79) “a escrita não é somente a produção de marcas gráficas por parte da criança; mas da interpretação dessas marcas, o que envolve conhecimento acerca da língua escrita, que se apresenta emmulticiplidade de usos sociais”.
A aprendizagem do código lingüístico, segundo Schirmer CR ET alii (2004), “se baseia no conhecimento adquirido em relação a objetos, ações, locais, propriedades, etc. Resulta da interação complexa entre as capacidades biológicas inatas e a estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor”.
As pesquisas revelam que o crescimento intelectual doindividuo depende de quanto ele desenvolveu a leitura e a escrita, pois, de acordo com Cagliari apud Jacqueline Lima (1995), “tudo o que se ensina na escola está ligado à leitura e depende dela para se manter e se desenvolver. A leitura é a realização do objetivo da escrita. Quem escreve, escreve para ser lido. O objetivo da escrita é a leitura”.
Para Schirmer (2004), “a habilidade de leituraé verificada através de decodificação, fluência e compreensão da escrita. O processo normal de leitura ocorre em duas etapas. Inicialmente, é realizada a análise visual, através do processamento visuo-perceptivel do estimulo gráfico. Em seguida, ocorre o processamento lingüístico da leitura, onde através da via não lexical, é feita a conversão grafema-fonema e, pela via lexical, é feita a leituraglobal da palavra com acesso ao significado”.
Segundo a autora, para que ocorra a aprendizagem, do ponto de vista construtivista, a aprendizagem é construção, ação e tomada de consciência da coordenação das ações. “Depende de um conjunto de fatores, adotando como principio o domínio da linguagem e a capacidade de simbolização, e que deve haver condições internas e externas necessáriasao seu desenvolvimento”.
Com respeito à habilidade da escrita, José e Coelho (2006), mencionam que a escrita é um das formas de linguagem superior; requer que a pessoa seja capaz de conservar a idéia que tem na mente, ordenando-a numa determinada seqüência e relação. Escrever significa relacionar o signo verbal, que já é um significado, a um signo gráfico. É planejar e esquematizar acolocação correta de palavras ou idéias no papel”.
Sendo assim, é imprescindível ao profissional da educação conhecer o processo do desenvolvimento da leitura e da escrita e das dificuldades de aprendizagem.
De acordo com José e Coelho (2006, p.9) “a partir do momento em que o professor ou o especialista em educação passa a compreender os princípios do processo de aprendizagem e...
tracking img