Traballho final do contole sosial

302 palavras 2 páginas
Controle Social é a participação do cidadão na gestão pública motivando grupos de pessoas a ser participativa e mais preparadas para reparar os conflitos sociais. Também é um instrumento democrático no qual há a participação dos cidadãos no exercício do poder colocando a vontade social como fator de avaliação para a criação e metas a serem alcançadas no decorrer de algumas políticas públicas.
Assim o controle social pode ser exercido diretamente pelos cidadãos, individualmente ou de forma organizada ou pelos conselhos de políticas públicas, podendo ocorrer tanto no planejamento como na execução das ações do governo.
O controle social elabora o seu próprio regimento interno, disciplinando sua organização adaptada à realidade do munícipio.
O FNDE vem estimulando a organização da sociedade civil com participação no seu planejamento com informações que possibilitam a participação da sociedade.
AS políticas públicas promovem programas emergenciais para atender grupos sociais.
Dentre vários programas que o governo vem desenvolvendo quero destacar o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático)onde o mesmo oferece os livros para a entidade escolar e assim encontramos dificuldades em relação a quantidade de livros recebidos pela escola uma quantidade que não dá para atender a necessidade dos alunos , algumas turmas recebem livros de todas as disciplinas outras não, assim fica difícil para trabalhar os conteúdos do livro em sala de aula, pois, nem todos os alunos tem livro para acompanhar a aula principalmente aqueles que são matriculados no decorrer do ano letivo. Sabe-se que os livros são oferecidos ás escolas em relação ao número de matrículas do ano anterior.
O programa deveria enviar os livros didáticos em uma quantidade a mais que as matrículas do ano anterior, pois, no decorrer do ano letivo é matriculado mais alunos e nem sempre há transferências de alunos para sobrar livros para o próximo aluno

Relacionados