Dificuldades de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dificuldades de Aprendizagem (DA) e suas possíveis causas

Nos últimos 20 anos o número de alunos com dificuldades de aprendizagem (DA) aumentou consideravelmente.
Para os professores lidarem com essas dificuldades torna-se cada vez mais difícil, pois a falta de conhecimento e a falta de orientação de profissionais especializados fazem com que os problemas se agravem ou na melhor dashipóteses não sejam identificados e solucionados.
Numa perspectiva orgânica, as DA são desordens neurológicas que interferem com a recepção, integração ou expressão do informação, ocasionando em uma desconexão entre o potencial do aluno e a sua realização escolar.
Na visão educacional as DA refletem uma incapacidade ou impedimento para a aprendizagem da leitura, escrita ou cálculo.
Duas definiçõesde DA são destacadas pela sua importância e aceitação

Dificuldades de aprendizagem específica significa num ou mais dos processos psicológicos básicos envolvidos na compreensão ou utilização da linguagem falada ou escrita, que pode manifestar0se por uma aptidão imperfeita de escutar, pensar, ler, escrever, soletrar ou fazer cálculos matemáticos. O termo inclui condiçõescomo problemas perceptivos, lesão cerebral, disfunção cerebral mínima, dislexia e afasia do desenvolvimento. O termo não engloba as crianças com problemas de aprendizagem resultantes principalmente de deficiências auditivas, visual ou motora, de deficiência mental, de perturbação emocional ou de desvantagens ambientais, culturais ou econômicas (CORREIA, 1991, p. 35)

Uma segunda definição de DA,elaborada por National JOINT Committee on Learning Disabilities (NJCLD), citada por Smith apud Correia (1997), diz o seguinte:

Dificuldades de aprendizagem é um termo genético que diz respeito a um grupo heterogêneo de desordens manifestadas por problemas significativos na aquisição e uso das capacidades de escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou matemáticas. Estasdesordens, presumivelmente devidas a uma disfunção do sistema nervoso central, são intrínsecas ao indivíduo e podem ocorrer durante toda a sua vida. Problemas nos comportamentos auto-reguladores, na percepção social e nas interações sociais podem coexistir com as DA, mas não constituem por si só uma dificuldade de aprendizagem. Embora as dificuldades de aprendizagem possam ocorrer concomitantemente comoutras condições de incapacidade (por exemplo, privação sensorial, deficiência mental, perturbação emocional grave) ou com influências extrínsecas (tal como diferenças culturais, ensino inadequado ou insuficiente) elas não são devidas a tais condições ou influências. (pp. 41-42).

De acordo com as definições descritas pode-se compreender que um aluno não terá dificuldades de aprendizagemquando os seus problemas de aprendizagem são devidos principalmente a uma privação sensorial, a deficiência mental, a perturbações emocionais, a fatores ambientais ou ainda a uma falta de oportunidade de acesso a aprendizagem de forma efetiva, também foi possível perceber que as dificuldades de aprendizagem afetam crianças, jovens e adultos.
Por vários motivos a criança pode apresentar algum tipo deproblema de aprendizagem, cabe ao professor analisar e procurar a solução, não é tarefa fácil, pois na alfabetização para detectar essas dificuldades necessita-se de uma análise ampla, minuciosa e consciente do educador.
As dificuldades de aprendizagem subdividem-se em diversas áreas específicas, nomeadas como:

Visuo-espacial (dificuldades na percepção da cor, na leitura de“b/d” e “p/q”, realizando reversões, por exemplo), auditivo-linguística (dificuldades na compreensão de instruções , sem comprometimento ao físico, nomeadamente surdez, que pode ir de um grau ligeiro a um grau severo) organizacional (dificuldades em cumprir tarefas com sequência, ou seja, a criança/jovem tem dificuldade em realizar tarefa com princípio, meio e fim), motora (problemas na...
tracking img