Didatica e metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERATIVIDADE I

A Didática significa ensinar, orientar, transmitir o conhecimento de forma organizada e significativa aos alunos no seu processo ensino e aprendizagem para sua formação decidadania.
Hoje, podemos entender a Didática como um dos ramos da Pedagogia, que tem como objetivo estudar o processo de ensinar. Segundo Lopes (1995), a Didática procura trabalhar no sentido de ir alémdos métodos e técnicas, tentando associar e entender as relações escola-sociedade, teoria-prática, conteúdo-forma, técnico-político, ensino-pesquisa, professor-aluno. Assim, a Didática atual visa aoprocesso de politização do professor, ou seja, uma Didática que visa a mudanças no modo de pensar e agir do professor, para a busca de um ensino democrático.
Esta conceituação vai de encontro a umaabordagem humanística e cognitiva , segundo Mizukami (1986, p.37) o referencial teórico desta corrente tem origem no trabalho de Rogers (1972), onde a relação interpessoal objetiva o crescimentoindividual na construção e organização pessoal da realidade, sendo o professor o facilitador da aprendizagem.
Onde o aluno é um ser ativo, criativo, participativo centro do processo ensino e aprendizagem deaprender e aprender. A escola deve oferecer condições ao desenvolvimento e autonomia do aluno, promovendo um ambiente desafiador e favorável à motivação intrínseca do aluno. O professor um papel defacilitador da aprendizagem. E dentro do processo ensino/aprendizagem os objetivos obedecem ao desenvolvimento psicológico do aluno, cuja avaliação valoriza os aspectos afetivos com ênfase na auto-avaliação.
Em relação à resposta da aluna Viviane Ferreira Ramos. Essa conceituação de didática corresponde à abordagem tradicional, devido esta se fundamentar em uma prática educativa de transmissãode conhecimentos acumulados pela humanidade ao longo dos tempos (Santos 2005).
Não concordo com essa abordagem, pois segundo Bordenave (1984, p.41) informa que este tipo de pedagogia de...
tracking img