Artes e entretenimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Afrodite, a Deusa do Amor
Afrodite, ou Vênus, como era chamada pelos romanos, é uma deusa muito antiga, de origem oriental, descendente da deusa sumeriana Ishtar ou da babilônica Astarté ou Inana. Cada região lhe consagrava um nome. Sua história começa por volta do ano 3.000 aC. quando era cultuada em templos maravilhosos na ilha de Samos e Chipre. Também foi muito cultuada na Turquia e naantiga Fenícia. Seu templo mais famoso foi o de Corinto, na Grécia.

No mito, Afrodite era a filha de Urano e Gaia. Como seu pai devorava todos os filhos que nasciam por medo de perder o poder, ele acabou sendo castrado por um de seus filhos, Cronos. E assim teve início a genealogia dos deuses gregos. Afrodite nasceu das espumas borbulhantes do mar, no momento exato da castração paterna. Acolhidapelas águas do oceano materno, ela teve sua feminilidade desabrochada por essa origem encantada.

O significado simbólico desse mito é de uma profunda verdade psicológica. Toda mulher precisa de um pai “castrado”, que reconhece seus limites, que respeita a mulher presente na filha e, também, por outro lado, de uma mãe que acolhe e permite o desabrochar da feminilidade de sua filha sem se sentirameaçada.

Por isso Afrodite cresceu encantada. Ela era chamada também de “a deusa dourada” porque concedia o brilho da luz nos olhos daqueles que eram tomados pela energia de Eros, o deus do amor. As mulheres nascidas sob sua influência naturalmente vivem a sexualidade, a sensualidade e a beleza como qualidades sagradas. Seu maior dom é sua capacidade de entregar-se ao amor. Todas as mulheres naantiguidade faziam pedidos à deusa Afrodite, para que ela lhes concedesse a graça de se sentir bem com o seu corpo, com sua sexualidade, com o prazer. Até mesmo a poderosa Hera, quando se casou com Zeus, pediu a Afrodite o seu cinto sagrado para viver sua noite de núpcias. Conta o mito que Afrodite usava um cinto que lhe aumentava os poderes de sedução. Simbolicamente, o cinto marca a região dosquadris, acentuando a auto-percepção dessa região sensual da mulher. Assim, um cinto faz “sentir” mais o próprio corpo.

Afrodite é uma deusa pagã e esta é uma herança arcaica que todos trazemos em nosso inconsciente e que foi fortemente reprimida pelo sistema patriarcal: a natural sensualidade do paganismo. O patriarcado nunca conseguiu conviver bem com a deusa Afrodite, mas também nuncaconseguiu viver sem ela. Até hoje Afrodite representa seu ponto fraco.

Uma mulher agraciada com a energia da deusa, desde pequena irá buscar o brilho dos olhares de admiração dos homens. Ainda menina já gosta de se enfeitar, de brincar de desfilar usando as roupas da mãe, gosta de fazer penteados e maquiagens e bem cedo aprende a seduzir o pai, o irmão, os tios e os amiguinhos da escola. Ela tende aver a vida como uma grande aventura e não se prende muito a moralismos, compromissos ou fidelidades. Se tiver filhos será uma mãe afetuosa e carinhosa, mas dificilmente será uma mãe dedicada como uma Deméter.

A principal característica de uma mulher Afrodite é sua capacidade de se relacionar afetivamente com as pessoas. E acima de tudo, ela faz com que todos os seus relacionamentos sejamamorosos, não importa se com amigos ou amantes. Sua palavra-chave é o coração. Para ela, tanto faz se um relacionamento dura uma hora ou uma vida inteira, mas ele será pleno e absoluto naquele momento. Por isso, o grande ensinamento da deusa Afrodite é que é preciso sentir a vida no presente, no aqui e no agora. É preciso perceber plenamente o momento presente. É a deusa-zen. Vive o momento, como ensina ozen-budismo.

As mulheres Afrodites são muito cobiçadas pelos homens, que projetam nelas sua “anima”, ou seja, sua parte feminina. Neles, essa capacidade de entregar-se e envolver-se quase sempre é pouco desenvolvida. Afrodite possui o dom de fazer os homens se sentirem maiores, mais importantes e maravilhosos. No entanto eles a temem, por que sabem de sua infidelidade nata. Afrodite traz em...
tracking img