Artes e entretenimento

Páginas: 2 (473 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2012
Estive presente no último Café Literário realizado no SESC/Majestic, em Vitória no Espírito Santo, que contou com a participação de Flávio Carneiro e Wilberth Salgueiro. O tema era amplo: um passeiopela literatura brasileira. E Flávio fez isso muito bem. Caminhou pelo romantismo e modernismo até chegar aos dias atuais, ressaltando alguns aspectos importantes de nossa emancipação literária.Destacou a publicação de nossos primeiros romances pelos folhetins nos grandes jornais da época e a formação de um público leitor ansioso por uma narrativa envolvente, composta de personagensreconhecíveis e um cenário cotidiano.  Desenvolveu-se assim no final do século XIX, no Brasil, a literatura como entretenimento e profissão, afinal muitos escritores viviam de seu próprio trabalho que eraacompanhado com interesse por inúmeros leitores assíduos dos jornais, sobretudo as mulheres. A narrativa fluente que facilmente se ajustava ao gosto do leitor comum era a forma naturalmente imposta por aqueletipo de publicação, o que levou muitos autores a se aperfeiçoarem em um estilo repleto de peripécias e de enredos adequados ao espaço diário ocupado nos jornais por este tipo de publicação.
OModernismo, por sua vez, rompeu com essa estrutura de obra digerível por todos, ao lançar-se em experimentos temáticos e de recriação da linguagem abrindo caminhos para diversas linhas evolutivas trilhadaspela literatura brasileira no decorrer do século XX. Para Flávio, a literatura produzida hoje teria, portanto, um vínculo evidente com aquela produzida no final do século XIX, na medida em que hoje oentretenimento tornou-se um dos aspectos da vida atual determinantes da sensibilidade do leitor, o que não implica necessariamente em qualidade inferior ou literatura “menor”.
A distinção muitasvezes discutível e até mesmo preconceituosa para muitos, entre literatura de entretenimento, portanto de baixa qualidade, e literatura canônica, portanto de alta qualidade, pode levar a uma compreensão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte e entretenimento
  • Artes e entretenimento
  • O entretenimento na arte
  • Artes e entretenimento
  • Arte e entretenimento
  • Artes e entretenimento
  • Artes e entretenimento
  • Considerações sobre arte e entretenimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!