Resumo chaui cap 3 4 5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Capitulo três
Campos da investigação da filosofia

Os períodos da filosofia grega
Os historiadores costumam dividir a historia da Grécia em quatro fases.
A Grécia homérica: 400 anos. Retratada nos poemas Ilíada e Odisséria de Homero.
A Grécia arcaica, do século VII ao século V, antes de cristo. Os gregos criaram cidade como Antenas, Esparta, Tebas, megara, Samos e predomina aeconomia urbana.
A Grécia clássica (Sec. V e IV antes de cristo) A democracia se desenvolve e a vida intelectual e artística entra no apogeu. Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
E a Época Helenística, final do século IV antes de cristo. A Grécia passa para o poderio do império de Alexandre da macedônia e mais avante, para as mãos do Império Romano, finalizando a historia dasua existência independente.
O apogeu da Filosofia não segue exatamente como essas épocas. O Apogeu Filosófico ocorre durante o apogeu da cultura e da sociedade grega, ou seja, durante a Grécia Clássica.
Os quatro grandes períodos da filosofia grega são:
Período pré-socrático ou cosmológico, Final do século VII ao final do século V A.C. A Filosofia foca na origem do mundo e suas causas dastransformações na Natureza;
Período socrático ou Antropológico, final do século V e todo o século IV A.C., a Filosofia investiga as questões humanas (ética política e as técnicas).
Período sistemático, final do século IV ao final do século III A.C. A Filosofia busca reunir e sistematizar tudo o que foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia. Mostrando que tudo pode ser objeto de conhecimentofilosófico, desde que as leis do pensamento e de suas demonstrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência.
Período helenístico ou greco-romano, final do século III A.C. até o século VIU D.C. Nesse período que alcança Roma e o pensamento dos primeiros Padres da Igreja, a Filosofia se ocupa, sobretudo com as questões da ética, do conhecimento humano e dasrelações homem e a Natureza e de ambos com Deus.

Filosofia Grega

Período pré-socrático ou cosmológico.
Os principais filósofos foram Tales de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Anaximandro de Mileto, Heráclito de Éfeso, da Escola Jônica. Pitágoras de Samos, Filolau de Crotona, Árquitas de Tarento, da Escola Itálica. Parnamênides de Eléia, Zenão de Eléia, da Escola Eleata. Empédocles deAgrigento, Anaxágoras de Clazômena, Leucipo de Abdera, Demócrito de Abdera, da Escola da Pluralidade.
O pensamento cosmológico traz uma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da Natureza. Da qual o homem faz parte, e assim sendo, ao explicar a Natureza, a Filosofia também explica os seres humanos.
Afirma que não existe criação do mundo, nega que o mundo tenha surgido donada. Por isso diz: "Nada vem do nada, e nada volta ao nada”.
A consciência da própria ignorância é o começo da Filosofia.
Sócrates procurava a essência, o conceito.
Sócrates nunca escreveu. O que sabemos de seus pensamentos encontra-se nas
Obras de seus vários discípulos, e Platão foram o mais importante deles.
A Filosofia está voltada para a definição das virtudes morais e das virtudesPolíticas, tendo como objeto central de suas investigações a moral e a política,
Isto é, as ideias e práticas que norteiam os comportamentos dos seres humanos.
Tanto como indivíduos quanto como cidadãos.

Período sistemático
Este período tem como principal nome o filósofo Aristóteles de Esta gira,
Discípulo de Platão.
Além de a Filosofia ser o conhecimento da totalidade dos conhecimentos ePráticas humanas, ela também estabelece uma diferença entre esses.
Conhecimentos, distribuindo-os numa escala que vai dos mais simples e.
Inferiores aos mais complexos e superiores. Essa classificação e distribuição dos
Conhecimento fixou, para o pensamento ocidental, os campos de investigação Da.
Filosofia como totalidade do saber humano.
O estudo das formas gerais do pensamento, sem...
tracking img