Didactica das ciencias sociais economicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise de Situações Educativas





[pic]




Docente: Professora Ângela Rodrigues
Disciplina: Análise de Situações Educativas



Discente: Elza Maria Rocha Vilarinho





Índice


( Introdução 3


( Análise da Situação: 4


( Funções Pedagógicas 4


( Dinâmica Relacional da Turma 6( Estilo Disciplinar da Professora 7


( Características da Vida na Sala de Aula 8


( Funções da Escola na Sociedade 10


( Diálogo 12


( Gestão da Sala de Aula: 17


( Conselho 17


( Plano de Formação 17


( Conclusão 22


( ReferênciasBibliográficas 24


( Anexos 25


( Anexo 1 26


( Anexo 2 28
Introdução

No âmbito da disciplina de Análise da Relação Pedagógica, foi-nos proposto pela Professora Isabel Freire, que realizássemos a análise de uma relação pedagógica, com base numa situação concreta, disponibilizada pela Professora (ver anexo 1). Estasituação engloba o contexto escolar e sócio-cultural de uma escola básica do 2º ciclo, onde ocorreu um caso de indisciplina, bem como, a caracterização da turma de onde é proveniente a aluna protagonista deste mesmo caso (Margarete).
Para a realização desta análise a Professora elaborou um conjunto de questões orientadoras (ver anexo 2), às quais vamos responder com base numa lista bibliográfica,também proposta pela Professora. No entanto, iremos basear-nos essencialmente no livro Relação pedagógica. Disciplina e indisciplina na aula, da Professora Maria Teresa Estrela, uma vez que após consulta e leitura do mesmo, nos pareceu bastante completo, indicado e propício à realização deste trabalho.
Assim, num primeiro momento, iremos a analisar a situação pedagógica no que diz respeito àssuas funções pedagógicas, à dinâmica relacional da turma, ao estilo disciplinar da Professora, às características da vida em sala de aula e por fim, no que diz respeito às funções da escola na sociedade. Num segundo momento iremos construir um diálogo entre a Professora e a aluna Margarete, justificado pelo modelo de resolução de problemas de Thomas Gordon. Num último momento, iremos simular umconselho (à professora) no campo da gestão da sala de aula e referir os objectivos que deverão constituir um plano de formação de prevenção da indisciplina.
Em Anexos, encontra-se ainda a situação pedagógica em questão, bem como, as questões orientadoras, fornecidas pela Professora para a análise da mesma.
Desta forma, esperamos corresponder às expectativas e aos objectivos estabelecidospela Professora, aquando da solicitação da realização deste trabalho.
Análise da Situação

Funções Pedagógicas


Para esclarecer os fenómenos de indisciplina na sala de aula, Maria Teresa Estrela (2002: 92-3) determinou algumas funções pedagógicas das regras, funções estas que têm como finalidade colocar em evidência a inconsistência normativa que afecta o professor.
Desta forma,Maria Teresa Estrela definiu algumas funções que são consideradas como disfunções de comportamento de sala de aula, nomeadamente, função de proposição, função de evitamento, função de obstrução, função de contestação e função de imposição.
Assim, no relato da situação pedagógica fornecido pela Professora Isabel Freire, consideramos que os comportamentos de seguida enunciados se reportam àfunção de proposição:


( “ (…) todos os alunos tinham o material em cima das mesas, à excepção de Margarete, que tinha apenas algumas folhas de desenho e lápis de cores.”


( “Chamei a atenção da aluna para o facto de ela nem sequer ter aberto o dossier, a custo lá o tirou da mala, pô-lo em cima da mesa e abriu-o, mas sempre com as folhas de desenho e o lápis de cor na mão.”...
tracking img