Comenius

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
COMENIUS




Monografia apresentada como exigência parcial para á matéria de História da Educação do 1º período do curso de Pedagogia da Universidade Nove de Julho.




Orientador: LUIZ HENRIQUE DE PAIVA MARTINS



São Paulo
2011
RESUMO
Comenius um homem a frente de sua época com idéias inovadoras e revolucionaria muda a historia da pedagogia, é um homemlutador que não se deixa abater com as provas que a vida lhe proporcionou lutou com seus livros por uma educação melhor e de igualdade. Comenius foi um grande pensador de sua época e até na contemporaneidade seu legado é de grande valor. Ele teve uma vida de altos e baixos desde sua infância. Comenius nasceu em uma família com costumes religiosos e teve uma educação muito rigorosa em sua infância,que até era submetido a palmatória.Se formou em teologia e na sua cidade natal se estabeleceu no magistério e revolucionou o sistema educacional desenvolvendo métodos.
Comenius nos deixou como legado mais de 200 obras enriquecendo o conhecimento pedagógico, uma das obras considerada mais importante é o livro didactica magna, neste livro Ele aborda nove princípios, entre esses princípios ele falada educação para todos incluindo a figura feminina que na época era excluída da educação, Ele ressalta que todos os seres humanos são imagem e semelhança de Deus independente do sexo, por tanto todos tem os mesmo direitos educacionais.
Em sua vida pessoal Comenius passou por vários dramas, ainda na adolescência perdeu seus pais, quando adulto perde sua a família que havia constituído sua esposae seus dois filhos por motivo da guerra e da doença peste. Após esse drama se dedica a escrita religiosa e mais tarde casa- se com Dorotéia e tem cinco filhos. Comenius continua se trabalho no meio educacional buscando sempre acrescentar na melhoria educacional e assim sua fama supera suas expectativas. Comenius falece com quase 80 anos de vida deixando ao mundo livros considerados jóias raraspara a educação de todo o mundo.












SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................... 5
1.0 CONTEXTO HISTÓRICO............................................................... 6
2.0 VIDA DE COMENIUS..................................................................... 7
3.0 OBRA DECOMENIUS................................................................... 8
4.0 DIDACTICA MAGNA..................................................................... 9
5.0 INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO ATUAL....................................... 11
6.0 CONCLUSÃO............................................................................... 12BIBLIOGRAFIA..................................................................................... 13
WEBGRAFIA......................................................................................... 14

















INTRODUÇÃO
Comenius foi um dos grandes pensadores de seu tempo, conviveu com outras personalidades que marcaram época. Na sua vida, passou por altos e baixos tanto na sua vida particular como pública.
Diante das pesquisas feitas, nós questionamos com suavisão sobre a educação e como o meio em que estava inserido o tornou esse grande pensador e um grande homem.
Nesse trabalho contamos um pouco da vida, contexto histórico, da sua obra e como Comenius influencia a educação até os dias atuais.


















1.0 CONTEXTO HISTÓRICO
Comenius nasceu e viveu no século XVII, em uma época que a Europa vivia um processo detransição entre o Feudalismo para a Modernidade e em meios a diversas guerras religiosas.
A Europa vivia sob o domínio da Escolástica, que se utilizava da razão para dar sentindo a fé, utilizando pensamentos filosóficos e os adaptando aos pensamentos cristãos. Desde os primórdios do século XV começou um movimento de contestação, conhecido como Movimento Hussita, liderado por João Hus, que veio de...
tracking img