Ad2 epo cederj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação à Distância – AD2
Período - 2012/1º
Disciplina: Estruturas e Processos Organizacionais
Coordenadora: Profª. Francisca Fábia Gomes Fontes, MSc.

Data para entrega: até 05/05/2012

Pólo: Resende

ATENÇÃO:
A AD2, depois derespondida, deve ser enviada em arquivo formato DOC ou PDF através de “Atividades” do menu “Ferramentas”. Não será permitido o envio através de qualquer outra forma.
Fique atento(a) à data final para o envio: dia 05/05/2012 até às 23:55h. Não será aceito o envio após esta data.

Boa prova!



1ª Questão: (2,0 pontos)
a) Em que consiste o Fluxograma Descritivo?

O fluxograma descritivomostra, de maneira clara e precisa, o fluxo de atividades, documentos e informações que circulam em um processo, utilizando palavras e símbolos padronizados.

b) Qual é o objetivo da utilização do Fluxograma Descritivo na pesquisa de fluxos de trabalho?

Ele é aplicado, principalmente, na fase de levantamento do processo, porque é nesse momento que o desenho do fluxograma vai sendo elaborado. Émais utilizado para rotinas que envolvem poucas unidades organizacionais. Sua operacionalização é representada pela interligação dos símbolos por meio de setas.

2ª Questão: (1,0 ponto)
A análise de um processo consiste no exame de cada parte do processo, visando a conhecer seus objetivos, atividades, funções, fluxo de produção ou de informações e as relações com os demais processos existentesna organização. Que etapas podem ser seguidas pela equipe de analistas para a realização da análise do processo?

As seguintes etapas podem ser seguidas pela equipe de analistas para a realização da análise do processo:

1. Análise do levantamento: esta etapa tem como objetivo verificar se todas as questões da atitude interrogativa foram respondidas de maneira esclarecedora durante olevantamento do processo. Se houve algum item que não ficou claro, a equipe deve voltar à questão para eliminar a dúvida.

2. Elaboração do fluxograma do processo atual: nesta etapa, com base no fluxograma vertical já desenhado durante o levantamento, é elaborado o fluxograma descritivo, que irá permitir uma melhor análise do fluxo do processo.

3. Alocação do volume de trabalho, dos recursos, doscustos e do tempo de execução para cada atividade mostrada no fluxo do processo. Com base no que foi identificado no levantamento, os objetivos desta etapa são:
– apontar os recursos (humanos e materiais) e os respectivos custos para cada atividade;
– apontar o tempo utilizado na execução de cada atividade;
– verificar o volume de trabalho de cada atividade e de todo o processo;
– apurar o tempototal de execução do processo.

4. Análise do fluxo atual do processo: nesta etapa, analisa-se o fluxograma descritivo já elaborado, visando a identificar, no fluxo, a duplicidade de trabalho, as atividades desnecessárias, os “gargalos” de execução de tarefas, as tramitações desnecessárias e outros problemas que possam prejudicar o fluxo do processo.

5. Análise da Tecnologia de Informação(TI) utilizada: esta etapa está condicionada ao nível de informatização do processo verificado no levantamento. Se o processo não for informatizado, o enfoque da análise deve ser o da necessidade de informatizar; em caso contrário (se for informatizado), o enfoque deve estar voltado para a atualização e a melhoria dos recursos disponíveis.

3ª Questão: (2,0 pontos)
a) O que são “gargalos” em umprocesso organizacional?

Os gargalos são estreitamentos que causam interrupção ou redução do fluxo normal. Nos fluxogramas ele pode ser identificado, por exemplo, quando há um setor com muitas tarefas a serem realizadas, ou pouco pessoal para realizá-las. Dessa forma, esse setor acaba “impedindo” que o fluxo siga seu andamento normal, comprometendo o resultado final do processo. São problemas...
tracking img