Diagnostico empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho teve como objetivo diagnosticar, analisar e sugerir melhorias a curto, médio e longo prazo de cada área por meio de consultoria na empresa Agrorafa.
Por meio de ferramentas apropriadas, a presente pesquisa teve como propósito identificar os principais pontos fortes e fracos da organização por meio de entrevistas com o proprietário e um funcionário daempresa. As informações foram separadas por meio do diagnóstico administrativo, operacional e mercadológico.
Com base neste diagnóstico, serão apresentadas sugestões de melhoria buscando um aumento nos lucros e competitividade perante aos concorrentes.

1.2 Justificativa

O projeto integrador visa auxiliar essa organização a alcançar suas metas, utilizando-se de estudosadministrativos e gerenciais, visando programar planos estratégicos para melhorias futuras dentro do contexto da organização, com base em artigos científicos sobre os temas propostos.

1.3 OBJETIVO GERAL

O seguinte trabalho tem por objetivo elaborar um diagnóstico empresarial da instituição: Agropecuária Agrorafa.

1.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O diagnóstico administrativo tende afazer um levantamento coletando as seguintes informações: negócio da empresa, missão, visão de futuro, objetivos organizacionais, organograma e definições das funções e a política de recursos humanos.
Por meio do diagnóstico operacional, serão caracterizados as instalações físicas do ambiente, equipamentos utilizados e programas de gerenciamento.
O diagnóstico mercadológico tende atraçar informações do público-alvo da organização, serviços propostos e produtos, política de preços, enumerar o local de distribuição da empresa e examinar o marketing da organização.

1.5 METODOLOGIA

O diagnóstico empresarial utilizado teve como base entrevistas semi-estruturadas e três encontros feitos na própria empresa com 01(um) gestor e 01(um) funcionário da organização, nosentido de analisar os aspectos que compõem os segmentos administrativos, operacional e mercadológico da empresa.
O grupo composto por seis integrantes dividiu-se em trios e entrevistou cada um dos funcionários, utilizando entrevista semi-estruturada, buscando sempre manter um clima amigável com os entrevistados.
Através dos resultados obtidos, por meio de análise de conteúdo edocumentais, foram feitas recomendações de acordo com as necessidades observadas.

2. CARACTERIZAÇÃO GERAL DA EMPRESA

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

2.2 CARACTERÍSTICAS E HISTÓRICO DA EMPRESA

A Agrorafa é uma empresa que foi fundada em 03 de agosto de 2004. Iniciou suas atividades em uma pequena loja alugada e com apenas dois funcionários. Hoje dispõem de uma grande loja própria comcinco funcionários, vários fornecedores, diversos clientes e dois sócios.
Desde o início a empresa tem como foco seu crescimento e excelência na qualidade de seus produtos e serviços. Todo esse aparato faz da Agrorafa uma referência no ramo de produtos agropecuários no setor P. Norte.

3. DIAGNÓSTICO ADMINISTRATIVO ORGANIZACIONAL

3.1 NEGÓCIO

O negócio da empresa é trabalharcom produtos agropecuários em geral;

3.2 MISSÃO DA EMPRESA

A empresa tem como missão sempre primar pela qualidade e excelência no atendimento ao cliente, podendo desta forma desenvolver a sua marca, buscando ser o referencial no mercado;

3.3 VISÃO DE FUTURO

Tem como visão de futuro abrir outras filiais dentro do Distrito Federal e Entorno nos próximos dois anos;

3.4OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

 Dentro do contexto dos objetivos organizacionais, o da Agrorafa é servir ao cliente: o objetivo primordial é atender uma necessidade específica do mercado, ou seja, do cliente.

3.5 ORGANOGRAMA E DEFINIÇÕES DAS FUNÇÕES

A empresa não possui um organograma definido, ela conta com dois sócios proprietários e cinco funcionários.
De acordo com...
tracking img