Diagnostico empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL ONSET TECNOLOGIA LTDA

Projeto multidisciplinar apresentado como requisito para colação de grau no Curso de Recursos Humanos da Universidade/Faculdade Anhanguera Uniderp, turma 2012, sob a orientação do(a) Prof.(a) Ivanice de Oliveira Maia.

São José dos Campos/ SP

Junho/2012

RESUMO

O diagnóstico empresarial vem nos ajudar a entender um pouco mais o quadro e asituação atual de uma determinada empresa, onde passamos a avaliar e enquadrar projetos que podem ser agregados ao ambiente empresarial ou reformulá-los conforme a necessidade de cada empresa e seus respectivos departamentos dentro da organização. Com ele conseguimos verificar os fatores que limitam o desenvolvimento da empresa, ajudando então a ter uma visão mais ampla do que pode ser mudadopara o seu crescimento e quais os projetos que são prioridades para se manter no mercado de trabalho. Assim podemos fixar obstáculos a superar, estimulando não só a criatividade, mas também o desenvolvimento dos funcionários, levando-os a participarem mais ativamente dos processos da organização.

No diagnóstico empresarial, mostraremos o quadro atual de uma empresa de tecnologia da informação queestá em fase de crescimento e que através do diagnóstico está se enquadrando ao que hoje o mercado externo oferece e desenvolve. Também obtivemos dados que servirão de comparações, uma vez que são levantadas informações nas pesquisas do mercado atual, gerando então uma grande oportunidade para se desenvolver novos projetos e novas propostas para a empresa, conhecendo qual é o seu ponto fraco e oque pode ser melhorado visando o seu crescimento e destaque no mundo empresarial, que a cada momento se renova com o avanço das novas demandas e tecnologias.

Hoje a área de Tecnologia da informação é uma das áreas que se encontram mais vulneráveis com os avanços da tecnologia, gerando um alto índice de rotatividade no mercado, fazendo com que as empresas busquem o que há de melhor para ofereceraos seus funcionários, favorecendo também ao seu marketing nesse mundo competitivo. A empresa a qual foi elaborado o projeto, apesar de seguir todos os embasamentos da lei trabalhista, com o diagnóstico empresarial foi possível detectar algumas falhas que ajudam ao crescimento da rotatividade dentro da empresa, e com um simples projeto mensal estaria dando mais estabilidade. Utilizando de recursosinternos a empresa consegue alocar seus funcionários conforme a demanda por departamento. Com reuniões mensais para que sejam colocados todos os desafios e propostas, sendo possível também localizar talentos que estão em áreas diferentes ao que exercem, agregando mais a empresa. O trabalho desenvolvido nos mostra a verdadeira realidade de uma empresa e qual a importância do departamento derecursos humanos, que através não só de serviços burocráticos, mas também através de uma relação mais direta aos funcionários, consegue identificar possíveis talentos, que esperam por oportunidade para colocar em prática seus conhecimentos e com uma visão ampla de todos os departamentos consegue distribuir os recursos adequados.

Resumindo, as empresas hoje precisam criar o hábito de se fazer umdiagnóstico empresarial para que se possa continuar no mercado de trabalho liderando em todos os aspectos.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA .............................................................. 6

1.1 DESCRIÇÕES DAEMPRESA............................................................................6

1.2 SITUAÇÕES GERAL ............................................................................................ 7

1.3 PROCEDIMENTOS..............................................................................................8

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA............................................................................9

3 ANÁLISE E...
tracking img