Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Alunos: Daniel C. França
Sandro Serafim
João Klein

1.0 Introdução
Computer Aided Engineering (Engenharia auxiliada por computador) é uma ferramenta que analisa e processa cálculo de forma a minimizar esforços braçais do engenheiro, se preocupando menos com a parte operacional e mais com a questão estratégica, fazendo do CAE uma ferramenta poderosa para redução decustos de um projeto e minimização de tempo para o lançamento de um produto.
“CAE é a analise e avaliação do projeto da engenharia usando técnicas computacionais para calcular operacionalização e funcionalidade do produto e parâmetros da manufatura muito complexos para métodos clássicos”. [REHG, 1994, 138]

O CAE pode ser utilizado no processo de projeto, analise e níveis de avaliação doproduto, ele verifica o produto referente a sua funcionalidade, encaixes e design, podendo reavaliá-las; Checa se as necessidades são compatíveis com a capacidade de produção; e reduz drasticamente o tempo gasto com cálculos operacionais.

2.0 Aplicações
O CAE consegue se adaptar as mais diferentes áreas devido a sua grande flexibilidade, podendo ser utilizado em áreas que variam de construçãocivil à indústria automobilística.
Em áreas como aeronáutica o CAE pode determinar custo de projeto, verificar falhas no projeto, na pré-visualização do produto. Apontar falhas no design ou na funcionalidade do produto e simular comportamentos.

3.0 Vantagens e Desvantagens

Seguem algumas das vantagens e desvantagens do CAE, as vantagens serão apresentadas precedidas do sinal +, enquanto asdesvantagens serão procedidas pelo sinal de -.

+ O tempo e custo despendidos no projeto são reduzidos, pois o aprimoramento e possíveis correções podem ser realizadas de forma mais rápida e segura com a utilização de computadores.
+ A utilização de um sistema CAE melhora a eficiência do projeto.
+ Os erros de projeto podem ser corrigidos e testados mais rapidamente em um sistema computadorizado.Sem necessidade de um protótipo que demandaria tempo.
+ Tem-se a eliminação ou brusca redução da quantidade de protótipos de teste que precisam ser construídos, pois muitos testes podem ser feitos virtualmente com a utilização de computadores.
- A economia nos processos de fabricação é um dos grandes motivos para utilização de CAE. Simular sistemas antecipadamente é mais barato do que arealização de testes experimentais com os mesmos objetivos.
+ A realização de cálculos complexos na fase de engenharia por computador aumentam a produtividade, pois agilizam o processo devido a economia de tempo.
+ A detecção de erros na fase de engenharia reduz o custo com correções e o retrabalho.
+ Alterações podem ser feitas rapidamente.
+ O material resultante desse processo ser reutilizado.

- Ocusto do CAE costuma ser bem alto, dependendo de sua finalidade.
- Necessita de computadores de alta perfomance para realizar cálculos complexos.
- Os sistemas de CAE não mostram qual o problema, apenas processa e exibe um resultado que ainda precisa passar por uma mão de obra especializada para interpretá-lo.
- Não é possível realizar todas as simulações necessárias a fim de assegurar aqualidade do produto final através do software, portanto nem sempre a utilização de protótipos pode ser descartada totalmente.
- Segundo [COSTA, 1995], muitas ferramentas CAE integram ferramentas CAD, no entanto permanecem problemas de integração com outros aplicativos, como por exemplo, o CAM.

4. Método dos Elementos Finitos
Entre os sistemas CAE atualmente disponíveis, os mais utilizados são ossistemas baseados no método dos elementos finitos. O objetivo da análise pelo método dos elemento finitos é desenvolver ou verificar um produto modelando seu comportamento antes do mesmo ser fabricado.
É uma ferramenta de simulação por meio da qual a resposta da estrutura a cargas conhecidas é simulada.
Do ponto de vista prático, os "softwares" de Elementos Finitos oferecem-nos uma...
tracking img