Desvios posturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ALTERAÇÕES POSTURAIS
Acadêmica: Amanda de Arruda Bolonheze

Introdução
 “A postura correta consiste no alinhamento do

corpo com eficiências fisiológica e biomecânicas máximas, o que minimiza os estresses e as sobrecargas sofridas ao sistema de apoio pelos efeitos da gravidade” (Palmer & Apler, 2000).  Quando ocorre desvio de um alinhamento postural considerado ideal, ou seja, quando hásobrecarga mecânica em alguma articulação ou segmento corporal, podemos considerar que existe uma alteração postural.

As principais causas de uma postura incorreta são: -Traumatismo; -Patologias que limitam a perda funcional da força muscular e a mobilidade; -Hábitos de postura viciosa; -Fraqueza muscular; -Atitude Mental ; -Hereditariedade; -Vestuário Inadequado.

 Geralmente considera-sea postura anormal

como o fator etiológico principal de condições dolorosas e incapacitantes. Todavia, os indivíduos principalmente na fase de crescimento, podem apresentar uma postura anormal, mas devido à boa flexibilidade não apresentam condições dolorosas.

Anatomia da Coluna Vertebral: -Composta por 33 vértebras, sendo: -7 cervicais -12 torácicas -7 lombares -5 sacrais -4 coccígeas  Vista lateralmente, a coluna é composta de 4

curvaturas, sendo 2 convexas para frente e duas convexas para trás.

 Desta forma, as alterações posturais mais comuns

são:
 HIPERCIFOSE;
 HIPERLORDOSE;  ESCOLIOSE.

Hipercifose
 DEFINIÇÃO:

Trata-se de um aumento da curvatura no plano sagital da coluna torácica. A maioria dos autores citam que o ângulo da cifose torácica podevariar normalmente entre 20º e 40º utilizando o método de Cobb. As curvaturas da coluna são definidas durante o crescimento e suas amplitudes variam de indivíduo para indivíduo. Para cada pessoa essa combinação de curvas resulta em uma economia fisiológica para a postura em pé. É preciso levar em consideração essa grande variedade fisiológica para classificar essas curvaturas em patológicas e nãopatológicas. As hipercifoses patológicas podem ser divididas em dois grandes grupos, aquela em que o caráter patológico se deve a importância de sua curvatura (ou posturais) e aquelas em que a característica patológica é inegável como nos casos de doenças congênitas ou adquiridas, as quais são responsáveis pelo desenvolvimento da curvatura acentuada.

 ETIOLOGIA:
A hipercifose pode ter comofator desencadeante: -Maus hábitos posturais, -Alterações neuromusculares; -Má-formação congênita; -Osteomielites; -Fraturas, traumas e Osteoporose.

 CLASSIFICAÇÃO:
A Hipercifose pode ser: -Angular: quando envolve um pequeno número de vértebras. -Não-angular: quando atinge um número maior de vértebras e confere ao paciente o aspecto de “dorso curvo”.

 QUADRO CLÍNICO:

A instalação dadeformação (costas arqueadas) ocorre de forma lenta, com dor ligeira nas costas, fadiga, sensibilidade e rigidez da coluna vertebral.

 COMPLICAÇÕES:
As principais complicações que podem ocorrer pela alteração cima citada são: -Dores nas costas, -Sintomatologia neurológica; -Alterações compensatórias (ex: hiperlordose lombar) -Redução da capacidade pulmonar.

Hiperlordose
 DEFINIÇÃO:
Aregião lombar, com sua curvatura anterior, está sujeita à forças que podem ser criadas por uma curvatura lombar ou cervical exagerada, levando à um quadro conhecido por Hiperlordose. A posição da curvatura acentuada é mais comum na coluna lombar, e geralmente é criada por uma anteriorização pélvica ou por fraqueza de abdominais.

 ETIOLOGIA:
A etiologia mais frequente das hiperlordoses são osdistúrbios musculoesqueléticos do iliopsoas e dos isquiotibiais. Nas patologias ósseas, a frequência maior está relacionada às espondilolisteses e pseudoespondilolistes, que produzem o deslizamento intervertebral frequentemente localizados entre a 4ª e a 5ª lombar e a 5ª lombar e 1ª sacra.

 QUADRO CLÍNICO:
 Modificação da postura do corpo;

 Limitação da mobilidade da coluna;
 Dor ao...
tracking img