Optd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
Curso – Bacharelado em Administração Pública

Atividade de Organização, Processos e Tomada de Decisões.

1.Comente as principais diferenças entre oprocesso decisório no setor público e privado.

Principais diferenças entre o setor público e o setor privado
Apesar das considerações comuns a qualidade no serviço público é conveniente considerarque o setor público difere do setor privado em alguns pontos essenciais.
As principais diferenças são: O setor privado recebe dos clientes a maior parte dos seus recursos; o setor público é custeadopelos contribuintes. O cliente no setor privado remunera diretamente a organização; no setor público, a cliente paga indiretamente, pela via do imposto, sem qualquer simetria entre a quantidade e aqualidade do serviço recebido e o valor do tributo que recolhe; a preocupação em satisfazer o cliente no setor privado é baseada no interesse, enquanto no setor público essa preocupação tem que seralicerçada no dever; as políticas voltadas para a qualidade no setor privado referem-se a metas de competitividade no sentido da obtenção, manutenção e expansão de mercado; enquanto no setor público a meta éa busca da excelência no atendimento a todos os cidadãos, ao menor custo possível; as contingências a que estão submetidos os dois setores, como por exemplo, limites de autonomia estabelecidos pelalegislação e o perfil da clientela.
Existem outras diferenças significantes, pois o governo é democrático e aberto, por isso são mais lentos comparados aos da iniciativa privada, cujos administradorespodem tomar decisões rapidamente. Ficamos cientes que o setor público muitas vezes não pode alcançar o mesmo nível de eficiência do setor privado, pois precisa servir a todos igualmente, independenteda capacidade de pagar pelo serviço prestado ou da demanda por esse serviço. Com as diferenças apresentadas concluímos que não se pode pensar em qualidade no serviço público da mesma forma que se...
tracking img