Desigualdade racial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Racismo

Se os brancos e os negros do Brasil formassem países separados, seriam 61 posições de diferença no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mundial, com base nos dados de 2000: 1) o IDH-M dapopulação branca é de 0,814 (44ª posição no ‘ranking’ do IDH mundial); 2) o IDH-M da população negra é de 0,703 (105ª posição no ‘ranking’ do IDH mundial).
Esses dados figuram no ‘Relatório deDesenvolvimento Humano – Brasil 2005’ (Brasília: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD, 2005), cujo objetivo principal foi provocar uma reflexão e uma análise de racismo, pobreza eviolência.
O IDH é composto das seguintes dimensões: 1) longevidade, medida pela ‘esperança de vida ao nascer’; 2) educação, medida por dois indicadores: a) taxa de alfabetização de pessoas maiores de15 anos (peso 2); b) taxa bruta combinada de escolarização nos três níveis básicos de ensino (peso 1), ou seja, proporção de pessoas no ensino fundamental, médio e superior em relação à população emidade escolar; 3) renda, medida pelo PIB ‘per capita’.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) é uma adaptação do IDH destinada a captar a situação de desenvolvimento humano de Estados emunicípios. Ao invés do PIB ‘per capita’, leva-se em conta a renda familiar ‘per capita’; ao invés da taxa bruta de matrícula, utiliza-se a taxa bruta de freqüência à escola nos três níveis de ensino.O desenvolvimento humano tem como fundamento a remoção dos obstáculos determinadores de restrições às escolhas dos indivíduos. São obstáculos socioeconômicos (como pobreza e analfabetismo) ouinstitucionais (censura e repressão política), explica Carlos Lopes, editor-chefe do citado relatório.
No Brasil, o racismo (continua Carlos Lopes) é um obstáculo tanto de caráter institucional (políticasignoram a população negra e indígena) quanto socioeconômico (a desigualdade social segrega parte da população nas áreas mais pobres do País).
A miscigenação tornou multiracial a sociedade brasileira...
tracking img