Educacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DA PAISAGEM NA DINÂMICA URBANA MARINGÁ – PR Jacira Razaboni

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da alfabetização geográfica no ensino de geografia na Educação Básica da Rede Pública do Estado do Paraná através do estudo das paisagens. Com intuito de proporcionar ao aluno o desenvolvimento de um pensar geográfico a partir da 5ª série,num processo contínuo nas séries seguintes. As atividades estão organizadas de forma que possibilita uma leitura geral do espaço geográfico com análise e reflexão de diferentes paisagens de espaços e temporalidades diversos para uma leitura do lugar de vivência do aluno, a paisagem urbana de Maringá – PR.

PALAVRAS CHAVE: Espaço geográfico, Paisagem, Sociedade, Alfabetização espacial,Transformação urbana. RIASSUNTO: Il presente lavoro ha per obiettivo mettere in evidenza l’importanza dell’alfabetizazione geografica nell’educazione basica della rete pubblica dello Stato Del Paraná attraverso lo Studio dei paesaggi con l’intento di proporzionare all’ alunno lo svolgimento di um pensiero geografico cominciando nella 5ª serie in un processo continuo nelle seri seguenti. Le attività sonoorganizate cosiché possibiliti una lettura generale dello spazio geografico con un’analisi e reflessione di diversi paesaggi di spazi e temporalità diverse. Finendo con una lettura del luogo di vivenza dell’alunno che è Il paesaggio urbano di Maringá – PR. PAROLE CHIAVI: Spazio geografico, Paesaggio, Società, Alfabetizazione spaziale, Trasformazione urbana.

1- INTRODUÇÃO: A experiência humana se dána construção dos espaços e na interação com a paisagem. A compreensão da organização espacial criada e recriada por uma sociedade passa por uma leitura da paisagem que implica um processo de decodificação dos elementos, símbolos e significados nela expressos.

2

A paisagem é moldada segundo as características econômicas, históricas, sociais, culturais e tecnológicas da sociedade que nelase insere. Todavia, a sociedade também se impregna dos elementos da paisagem que integram sua vida cotidiana, num processo de intensa interatividade. Interpretar a realidade geográfica é fazer a leitura das marcas que a sociedade imprime em seu meio na organização dos espaços e na criação de suas paisagens. Contudo, da mesma forma que precisamos aprender o significado dos códigos da escrita paraque possamos fazer a leitura e interpretação de um texto escrito, para decodificar a paisagem também é preciso aprendizado que envolve o desenvolvimento de diversas habilidades tais como: observação atenta, indagação, comparação, descrição, reflexão, análise e identificação para se construir uma compreensão do mundo através da paisagem. Considerando que a paisagem é dinâmica, constantemente emtransformação, há que se identificar os processos que atuam com maior intensidade, provocando mudanças. A sociedade urbano/industrial, através de um intenso processo de urbanização que se iniciou ainda no século XVIII com a primeira revolução industrial, tem se constituído no fator que imprime profundas alterações nas paisagens. Esta intensa intervenção sobre o meio geográfico tem resultado emgrande comprometimento ambiental. O aprendizado de geografia se relaciona de forma íntima com a leitura e interpretação da realidade através da organização espacial e das suas paisagens porque nelas se inserem as sociedades humanas e na interação com as mesmas construímos nosso estilo de vida. Portanto, são de fundamental importância o conhecimento e a compreensão de todos esses processos. Partindo dopressuposto que a leitura da paisagem é fundamental para se construir uma compreensão da forma com a sociedade se apropria e intervém sobre o meio e suas conseqüências decorrentes, há que se admitir a importância do domínio da leitura e compreensão da dinâmica espacial expressa em suas paisagens. Ao longo de duas décadas de atuação no ensino de geografia na Educação Básica na rede pública...
tracking img