Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIROFACULDADE NACIONAL DE DIREITO

SeminárioA economia brasileira pós Plano Real e asmelhorias na distribuição de rendaRio de Janeiro2010
 
UNIVERSIDADEFEDERAL DO RIO DE JANEIROFACULDADE NACIONAL DE DIREITO
Adolpho AguirreCaroline GamaFernanda FernandesGéssyka BrandãoSeminário designado à disciplina deEconomia e Direito I direcionada ao1º período noitecom orientação doprofessor Mauro Osório.
Rio de Janeiro2010
 
Introdução
Após várias tentativas de combate à inflação, o Ministro da Fazenda do entãogoverno Itamar Franco, Fernando HenriqueCardoso, chamou uma equipe deacadêmicos e operadores do mercado financeiro para auxiliá-lo nodesenvolvimento de um plano econômico de estabilização. Depois de umalonga preparação, a equipe econômica deFernando Henrique lançou o PlanoReal em julho de 1994.
O Plano Real
O Plano Real diferiu dos anteriores porque não fez uso do congelamento depreços e salários. A transição do cruzeiro, moeda entãovigente, para o real,deu-se por meio da criação da Unidade Real de Valor (URV), que foi usadadurante algum tempo como referência para os preços. Com o tempo o cruzeirofoi eliminado e a URV virou amoeda chamada real.Para eliminar a inflação e manter a estabilidade dos preços, foram adotadas asseguintes medidas:1) Contenção dos gastos públicos2) Privatização de empresas estatais3) Equiparação doreal ao dólar 4) Forte elevação do juro para atrair investidores externos e manter o equilíbriodo valor entre o dólar e o real.
Economia Pós-Plano Real
Na fase pós Real, a inflação caiu, o ambienteeconômico tornou-se maisestável e previsível, mas a equação básica do crescimento não foi solucionada.Como a capacidade instalada não cresceu o quanto deveria, qualquer movimento de crescimento deconsumo foi abortado por medidas de restriçãode crédito, elevação dos juros e aumento dos compulsórios, de forma que ocrescimento tornou-se um subproduto, não objetivo principal da políticaeconômica....
tracking img