Desenvolvimento interpessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Serviço Social e Desenvolvimento interpessoal - trabalho em grupos

MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento Interpessoal. Rio de Janeiro: Livros Técnicos Científicos Editora S/A, 1979, Capítulo sobreenergia do grupo – tensões e conflitos, p.145-151.

Fichamento / Resumo do texto

Capítulo 11 – Energia no grupo: tensão e conflito
Quando em grupo, é necessário reconhecer as várias personalidadesali presentes. É necessário observar que é inevitável que as pessoas se diferenciem em seu modo de perceber, pensar, sentir e agir; lembrando que na sociedade atual é cada vez mais urgente oreconhecimento da interdependência.
Algumas vezes, as características individuais podem trazer benefícios ao grupo, em outros momentos podem trazer prejuízos, mas o mais importante a ser ressaltado que sãoessas diferenças que trazem riqueza ao trabalho em grupo e também geram a transformação constante do clima emocional do grupo.
Quando afloradas as diferenças individuais do grupo, podem surgirconflitos de diferentes intensidades; o que não significa que possa ser patológico ou destrutivo. O conflito, quando observado de um ponto de vista amplo, tem muitas funções positivas como a estimulação dointeresse e da curiosidade pelo desafio da oposição, trazendo à tona a resolução do conflito.
COMPREENSÃO E DIAGNÓSTICO DE DIVERGÊNCIAS E CONFLITOS
Antes de pensar na resolução do conflito, é precisocompreender seu processo, fazer um diagnóstico, que para Schimidt e Tannenbaum (1972), deve partir da natureza das diferenças, dos fatores subjacentes e do estágio de evolução.
• Natureza dasdiferenças: a característica individual de cada um pode fazer com que o grupo entre em conflito quanto ao tipo de processo do qual querem participar, ao tipo de método a ser utilizado e ao objetivo a seralcançado. O conflito pode se tornar tão intenso que, após algum tempo, o grupo não é mais capaz de identificar como ele se iniciou.
• Fatores subjacentes: abrangem principalmente as informações, as...
tracking img