Desenvolvimento interpessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DesenvolvimentoDesenvolvimento Interpessoal

A produtividade de um indivíduo, grupo de trabalho[->0] ou de uma organização, depende de fatores que perpassam a competência profissional, sobretudo o grau de mutualidade de interesses e deveres existente nas relações interpessoais. Mailhiot (1976, p. 67), ao referenciar os estudos de Schutz[1], que originalmente tratam da teoria dasnecessidades interpessoais, afirma que todos os grupos de trabalho possuem “necessidades de inclusão, controle e afeição, respectivamente”. Portanto, ser aceito por membros de um grupo, ser responsável pela coexistência dele, e finalmente ser reconhecido e valorizado por todos, são fatores que contribuem diretamente para o efetivo bem estar entre pessoas que convivem no mesmo ambiente organizacional.Estes elementos tidos como essenciais para um excelente relacionamento interpessoal provocam comprometimento e envolvimento nas ações conjuntas, possibilitando assim, a experimentação uma vez que as verdadeiras habilidades comportamentais são desveladas. Mussak (2003, p. 29) declara que:

Engana-se quem diz que o homem é um animal que aprendeu a pensar. Na verdade, ele continua aprendendo apensar. [...] Mas o ato de pensar não é uma dádiva apenas da biologia; depende também da vida social. [...] o que difere o homem dos animais é o pensamento, mas não se deve esquecer que o que difere os homens uns dos outros é a qualidade desse pensamento.

Desenvolver habilidades interpessoais requer convívio social, porém, pautada pela capacidade de percepção e respeito pelasdiferenças, fruto da flexibilidade comportamental, e reflexa da inteligência emocional persistentemente desenvolvida. O desenvolvimento interpessoal ocorre justamente pelas diferenças de opiniões, atitudes e contextos. O pensador grego Heráclito[2] - mesmo que sua vivência tenha ocorrido na época em que a velocidade dos fatos era incalculavelmente lenta - vislumbrou a ideia da unidade dos opostos. Segundoeste pensador, tudo que porventura possa vir a existir na vida, é rigorosamente composto por eventos singularmente opostos, todavia complementares. O significado deste pensamento é que naturalmente sempre existirão contradições ou divergências de opinião, concepções e percepções de vida em desacordo, mas que invariavelmente devem ser entendidas como naturais, e consequentemente aceitas. Qualquertentativa de suprimir as contradições convergiria, segundo ele, na extinção da realidade porque ela é inconstante e detentora dos opostos. A partir desta afirmação é possível assumir que o desenvolvimento interpessoal tem sua gênese no exercício da percepção de si e do externo, na procura das informações e geração de novos conhecimentos, e particularmente na adaptação as novas realidades, muitasdelas completamente avessas as próprias convicções. Aceitar a opinião contrária significa aprendizado a partir da tolerância. O grau de tolerância existente em cada indivíduo é oriundo dos paradigmas elaborados e praticados durante a vida pessoal e profissional por motivos síncronos: os psicológicos. Exemplo disto pode ser analisado nos reflexos que o grau de autoestima, a capacidade adaptativa, e atolerância às mudanças desenvolvidas na vida pessoal, exercem sobre a vida profissional e vice-versa. O desenvolvimento interpessoal, necessariamente, acontece “de dentro para fora”, ou seja, inicia pela auto avaliação do estado intelectual e emocional atual. Mas, é interessante ressaltar que todas as formas de auto avaliação sempre são difíceis de executar pela complexidade presente napersonalidade do ser humano, fundamentalmente no que diz respeito às relações com os outros indivíduos. Joseph Luft e Harry Ingham desenvolveram, na década de 60, uma modelo conceitual importantíssimo para auxiliar no processo de percepção de um indivíduo em relação a si próprio e aos outros, a Janela de Johari. O resultado obtido através desta ferramenta reflete a condição presente da comunicação...
tracking img