Desenvolvimento infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com a concepção piagtiana, “o desenvolvimento ocorre no sentido de o sujeito adquirir uma determinada visão do mundo que o cerca, que lhe permita um estado de adaptação e de equilíbrio emrelação as situações as quais está continuamente exposto”.
Para a psicanálise o desenvolvimento psicossexual do individuo ocorre da seguinte forma: Fase oral, fase anal, fase fálica, período delatência, fase genital.
Fase oral
É pela boca que a criança começa a provar e a conhecer o mundo, é por onde também, fará sua primeira e mais importante descoberta afetiva: o seio que se torna o primeiroobjeto de ligação infantil. É o depositário de seus primeiros amores e ódios. Nesta fase a libido está organizada em torno da zona oral. O prazer oral é uma modalidade que se estabelece analiticamenteao prazer alimentar, mas que dele se separa.
Fase anal
Aparece ao final do primeiro ano de vida e a libido passa da organização oral para a anal. No segundo e terceiro anos de vida, dá-se amanutenção do controle muscular da criança, isto é, dá-se a organização psicomotora de base. É o período em que acriança anda, fala e em que se estabelece o controle de esfíncteres. A fantasia básica seráligada aos primeiros produtos, notadamente ao valor simbólico das fezes.
Fase fálica
Por volta dos três anos de idade, a libido inicia nova organização, a erotização passa a ser dirigida para asgenitálias, desenvolvendo-se o interesse infantil por eles, a masturbação e as brincadeiras sexuais tornam-se frequentes e normais, assim como a preocupação com as diferenças sexuais entre meninos e meninas.Os homens são definidos pela presença do falo, e as mulheres pela ausência do mesmo. A tarefa básica deste momento consiste em organizar os modelos de relação entre homens e mulheres.
Período delatência
Corresponde á idade de 6 a 12 anos de idade e caracteriza-se pela canalização das energias sexuais para o desenvolvimento social, através das sublimações. Este período não é uma fase: não...
tracking img