A escola americana: seus principais autores, característica e aplicações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escolas de Contabilidade - Norte Americana


O início desta escola, a partir do surgimento das grandes corporações no começo do século XX, foi caracterizado pelo aspecto prático no tratamento deproblemas econômico-administrativos, com limitadas construções teóricas as quais tiveram origem em entidades ligadas a profissionais da área contábil.

Transformou-se numa das mais importantes einfluentes no mundo, ditando regras para o tratamento de questões ligadas à contabilidade de custos, controladoria, análise das demonstrações contábeis, gestão financeira, controle orçamentário, etc.As associações profissionais foram as principais propulsoras do desenvolvimento doutrinário nos EE.UU., especialmente da contabilidade financeira.

Entre as principais contribuições desta correnteao processo de comunicação contábil estão:
1. A busca da qualificação da informação contábil como forma de subsidiar a tomada de decisão dos gestores.
2. A padronização dos procedimentos utilizadospela contabilidade financeira como forma de aumentar a confiança nas demonstrações contábeis, tendo em vista a quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929.
3. O estabelecimento dos Princípios deContabilidade Geralmente Aceitos (US-GAAP) para garantir que as informações enviadas pela contabilidade aos usuários fossem confiáveis.
4. O estabelecimento de dois objetivos gerais da contabilidade
1 –Fornecer informações sobre os recursos econômicos e as obrigações da entidade.
2 – Fornecer informações sobre as mudanças nos recursos da entidade, pretendendo fomentar a qualificação das informações aosdiversos usuários.

A escola Norte-Americana contribuiu decisivamente para a contabilidade gerencial.
Os principais personagens desta escola foram: Sprague, Hatfield, Paton, Littleton, Moonitz.Enquanto declinavam as escolas européias, floresciam as escolas norte-americanas com suas teorias e práticas contábeis, favorecidas não apenas pelo apoio de uma ampla estrutura econômica e política,...
tracking img