Desafio - matematica aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentaçã o

Este trabalho tem o objetivo de relatar a importância da aplicação das funções matemáticas no dia-a-dia das organizações. Para a execução do mesmo utilizaram-se consultas em sites da Internet tendo como resultado que ao longo dos tempos com o avanço tecnológico e mercado econômico em expansão cada vez mais se fazem necessários à aplicação das funções matemáticas para o cálculode custos, receitas e lucros das organizações.

Página | 2

Introduçã o

Vivemos num mercado altamente competitivo em relação aos preços dos produtos e cada vez mais as organizações necessitam utilizarem-se das funções matemáticas como ferramenta de controle e planejamento no dia-a-dia. Este trabalho utiliza-se de pesquisa bibliográfica em sites da Internet com base nas colocações deautores e consultores da área da administração. Dentro de contexto o presente estudo tem o objetivo de relatar a aplicação das funções matemáticas no dia-a-dia das organizações.

Página | 3

Matemá t ica Aplicada
“A matemática de Deus é assim… A multiplicação acontece quando dividimos o que temos, somamos esforços e subtraímos o nosso individualismo para juntos fazermos o bem”. AutorDesconhecido.

A matemática aplicada é um ramo da matemática que trata da aplicação das funções matemáticas em cálculos numéricos, programação, tecnologia da informação, engenharia, estatísticas, automação entre muitas outras utilidades no dia-a-dia das organizações empresarias, governamentais, etc... As funções da matemática aplicada são ferramentas valiosas usadas no dia-a-dia das organizaçõesespecialmente para os cálculos de custos, receitas e lucros, pois vivemos num mercado altamente competitivo e cada vez as organizações precisam controlar minuciosamente os gastos com produção conforme Silva (2008): O cenário empresarial para fazer frente á competição de mercado, necessita levar em conta todas as suas cartas e saber reservar os principais trunfos para serem gastos nos momentos mais oportunos,de maior crise. Não é só montar uma indústria, começar a fabricar e vender. Este é o largo caminho que leva muitas empresas a falência, tão logo elas abram suas portas. Além dos procedimentos convencionais de planejamento, de pesquisa de mercado, análise de

competitividade, aceitabilidade de produto, custos de fabricação e comercialização, são necessários estudos de otimização de faixa depreços que se pode vender o produto, de forma a assegurar melhores lucros. Em certos casos, vendendo mais barato pode-se ter mais lucro do que vender mais caro. E importante conhecer estas ferramentas de análise para usá-las convenientemente durante a gestão da empresa.

Página | 4

Funçõ es:

Introdução:
Uma função é uma maneira de associar a cada valor do argumento x um único valor da funçãof(x). Isto pode ser feito especificando através de uma fórmula um relacionamento gráfico entre diagramas representando os dois conjuntos, e/ou uma regra de associação, mesmo uma tabela de correspondência pode ser construída; entre conjuntos numéricos é comum representarmos funções por seus gráficos, cada par de elementos relacionados pela função determina um ponto nesta representação, a restriçãode unicidade da imagem implica em um único ponto da função em cada linha de chamada do valor independente x.

História:
Como um termo matemático, "função" foi introduzida por Leibniz em 1694, para descrever quantidades relacionadas a uma curva; tais como a inclinação da curva ou um ponto específico da dita curva. Funções relacionadas às curvas são atualmente chamadas funções diferenciavam esão ainda o tipo de funções mais encontrado por não matemáticos. Para este tipo de funções, pode-se falar em limites e derivadas; ambos sendo medida da mudança nos valores de saída associados à variação dos valores de entrada, formando a base do cálculo infinitesimal. A palavra função foi posteriormente usada por Euler em meados do século XVIII para descrever uma expressão envolvendo vários...
tracking img