Desafio de processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Logistica

ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Disciplina: Processos Gerenciais

Prof.Me. Luis Manuel Palmeira

DIEGO RODRIGUES BARROS – 3300492825
FRANCINE BASTOS TAVARES PINHEIRO - 3306512371
LUANA DE ALMEIDA SÁ – 3368572277

RioGrande/RS
2011
DIEGO RODRIGUES BARROS
FRANCINE BASTOS TAVARES PINHEIRO
LUANA DE ALMEIDA SÁ

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem

Disciplina: Processos Gerenciais

Prof.Me. Luis Manuel Palmeira

Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior Tecnologia emGestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Matemática ata obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Rio Grande/RS

2011

1. Introdução

Nos dias de hoje, existem três tipos de organizações: as que fazem acontecer, as que apenas observam acontecer e as que surpreendentemente se espantam com oque aconteceu. Desse modo, uma organização moderna que pretende manter-se competitiva deve estar entre as organizações que fazem acontecer, pois no mundo globalizado não existe espaço para seguidores, mas sim para inovadores.
O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo onde trataremos de temas relacionados aos processos gerenciais dentro das organizações,passandopelas seguintes etapas: O pensamento sistêmico, fundamentos das organizações, a informação e a tomada de decisão, o planejamento, a organização, a direção, o controle e os fundamentos da estrutura organizacional, onde fica a nosso conhecimento que o tecnólogo dessa área aplica conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficiência e lucratividade de qualquer tipo de empresa ounegócio. Ele planeja e dirige os recursos materiais e financeiros de companhias, bancos e escritórios. Gerencia o patrimônio empresarial e os funcionários, lida com orçamentos e investimentos e cuida do estoque de matérias-primas ou produtos finais. Sua formação lhe permite, ainda, abrir e administrar o próprio negócio.
Ficou claro que agora podemos atender uma crescente demanda porprofissionais com formação tecnológica, com perfil empreendedor e humanista, capaz de solucionar problemas nesse ramo de conhecimento, aptos a contribuírem de forma significativa e efetiva.

2. Desenvolvimento

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E CONTEXTO ORGANIZACIONAL

EMPRESA

Definição – fonte 1

Empresa são organizações sociais nos quais ocorre o fenômeno da produção de bens ou serviços. Sãoorganizações sociais que visam lucros.

Definição – fonte 2

De acordo com João Duque uma empresa é um conjunto de meios técnicos, humanos e financeiros, organizados com vista à concretização de um determinado fim económico, o qual passa pelo exercício de uma atividade orientada para a satisfação das necessidades dos seus vários stakeholders, nomeadamente: os seus clientes (pela oferta debens ou serviços), os trabalhadores (através do emprego e da contraprestação salarial), os acionistas (pela realização do lucro que remunera o risco incorrido), os credores (pelo reembolso do capital e juros em prazo acordado), dos fornecedores (pela procura de bens ou serviços), o Estado (pelo cumprimento das obrigações fiscais e legais), etc.(www.aauma.pt)

Definição – Fonte 3Uma empresa é uma pessoa jurídica com o objetivo de exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é consequência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas de titularidade do Poder Público têm a finalidade...
tracking img