1. GAIOLA DE FARADAY

1.1. INTRODUÇÃO

Gaiola de Faraday foi um experimento conduzido por Michael Faraday para demonstrar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seuinterior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora (o que é fácil de provar com a Lei de Gauss).

1.2. DESENVOLVIMENTO

A gaiola de Faradayconsiste numa blindagem elétrica que é conseguida ao criar uma superfície oca feita com uma rede ou malha metálica, isolada da terra. Se a rede ou malha metálica for relativamente fina, as cargaspoderão se espalhar uniformemente na superfície externa da gaiola. Esta estrutura previne que sinais elétricos muito fortes, por exemplo, provenientes de um relâmpago criem campos elétricos muitointensos dentro da gaiola.
Isto é conseguido pelo fato que de o campo elétrico externo induzir a mobilidade de cargas na superfície da gaiola cujo campo elétrico vai cancelar o campo elétrico externo nointerior da superfície da gaiola. Este fenômeno elétrico ocorre naturalmente e está previsto pela Lei de Gauss:

"O fluxo elétrico líquido, através de qualquer Superfície Gaussiana fechada, é igual àcarga líquida no interior da superfície, dividida por ε0 (permeabilidade elétrica do vácuo)."

Alguns dos princípios eletromagnéticos envolvidos estão nas leis de Faraday:
1ª lei de Faraday –Nos condutores em equilíbrio a eletricidade é distribuída apenas na superfície externa; no seu interior não há traço de eletricidade.
2ª lei de Faraday – No equilíbrio elétrico a força elétrica no interiordos condutores completamente fechados e desprovidos de corpos eletrizados é nula.
Deste modo uma pessoa dentro da gaiola não sofre qualquer choque elétrico ao tocar a superfície interna quando esta éatingida por uma descarga elétrica proveniente de um raio. O próprio Faraday entrou na gaiola, grande o suficiente para abrigá-lo, e fez com que seus assistentes a eletrizassem intensamente. Da... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Gaiola de faraday. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Gaiola-De-Faraday/107765.html

MLA

"Gaiola de faraday" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Gaiola-De-Faraday/107765.html>.

MLA 7

"Gaiola de faraday." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Gaiola-De-Faraday/107765.html>.

CHICAGO

"Gaiola de faraday." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Gaiola-De-Faraday/107765.html.