Desafio de aprendizagem de desenvolvimento pessoal e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE PEDAGOGIA
 
 
 
 
 

DESAFIO DE APRENDIZAGEM
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
TUTOR PRESENCIAL: FERNANDA QADER
TUTOR À DISTÂNCIA:
EDILENE MARIA DE OLIVEIRA

CONQUISTAR UMA VAGA NO MERCADO
DE TRABALHO :O SONHO DO GRADUADO

INTRODUÇÃO
No mundo atual este cenário globalizado, a graduação não basta para os diversos profissionais colocarem-se no mercado detrabalho, este exige um diferencial.O presente trabalho pretende enfocar algumas questões acerca da Pedagogia Empresarial, discutindo a nova configuração empresarial pegando o enfoque do Pedagogo no novo campo de trabalho. Diante de alguns processos de mudança organizacional baseados em modelo de gestão onde resultado é igual a oportunidade ao que enfoca novamente na educação, pois, um funcionáriointeressado em aprender visa sempre crescer e é isso que as empresas têm buscado, funcionários motivados. Optou-se por uma perspectiva que busque entender a ausência dos pedagogos dentro das empresas ou até mesmo a troca de profissões atuando na função de recursos humanos, ocupando o cargo que seria dos pedagogos por direito. Esse fenômeno está sempre em um muro de silêncio, pois, ainda não se sabe aocerto se são as empresas que não andam atualizadas ou que querem enxergar o quanto será produtivo ter um pedagogo dentro da empresa, visto que a empresa também é um espaço educativo para o crescimento dos funcionários e da própria empresa, e é exatamente esta investigação que se pretende realizar e espera-se encontrar respostas para esses argumentos. Trata-se de um trabalho que além dasinvestigações relacionado ao problema, procura defender e mostrar o vasto campo que um pedagogo pode atuar hoje, desde que esteja formada criticamente onde sua principal missão é formar o indivíduo desenvolvendo suas potencialidades e fazendo com que ele descubra os seus caminhos.

OPORTUNIDADE E AMEAÇAS PRESENTES NO CENÁRIO GLOBAL
Análise do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças,Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão.
Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influencia-la positivamente.
Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente.
Forças são características da empresa,tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho.
Fraquezas são características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho.
Este conceito pode ser sintetizado no pensamento de Zun Tsu, em seu livro "A Arte da Guerra".
'Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), nãoprecisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas."
De acordo com o conceito atual de Planejamento Estratégico, a sobrevivência e o sucesso da empresa dependem da sua sintonia com o ambiente.
A dependência da empresa em relação ao seu ambientetorna vital um esforço permanente de monitoramento dos ambientes externo e interno.
Mas estarão as empresas realmente preocupadas em analisar o ambiente?
Para reforçar a relevância da Análise do Ambiente, vamos destacar opiniões de consultores internacionais, professores e empresários de sucesso.
Peter Drucker, em seu livro "A administração em Tempos Turbulentos", faz as seguintes afirmações:
"Emépocas turbulentas as empresas não podem pressupor que o amanhã será sempre uma extensão do presente. Pelo contrário, devem administrar visando mudanças que representem oportunidades e ameaças."
"Uma era de turbulência é também uma era de grandes oportunidades para aqueles que compreenderem, aceitarem e explorarem as novas realidades. Os tomadores de decisões devem e enfrentar face-a-face a...
tracking img