Departamentalizacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADAM HOFFMANN HASS
ALHANDRA SOUZA SILVEIRA
CRISTHIAN OLIVEIRA SIQUEIRA
DANIELA DE SOUZA PINHO
MARCIOLI TAVARES DE OLIVEIRA
RAFAEL DOS SANTOS DE AZEVEDO




SEMINÁRIO














Seminário - apresentação em aula na Disciplina Teoria Geral da Administração sobre Departamentalização.









Professor: Alexandre GarciaCachoeirinha, RS

2010









SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 3


1 DEPARTAMENTALIZAÇÃO 4

1.1 Conceito 4
1.2 Funções 4
1.2.1 Vantagens 5
1.2.2 Desvantagens 5
1.3 Objetivo 5
1.3.1 Agregação 6
1.3.2 Controle 6
1.3.3 Coordenação 6
1.3.4 Enquadramento 6
1.3.5 Processos 6
1.4 Principais Tipos de Departamentalização 6
1.4.1 Por Função 71.4.2 Por Produtos ou Serviços 7
1.4.3 Por Localização Geográfica 8
1.4.4 Por Clientes 8
1.4.5 Por Fase do Processo 9
1.4.6 Por Projetos 9
1.5 Vantagens da Departamentalização 9
1.6 Desvantagens da Departamentalização 10

CONCLUSÃO .11


BIBLIOGRAFIA 12























INTRODUÇÃO




Departamentalização são oagrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos – humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades organizacionais. Apresentando-se em conceito, suas funções, o objetivo, principais tipos e suas vantagens e desvantagens.
O Organograma é a representação gráfica de determinados aspectos da estruturaorganizacional.
















1 DEPARTAMENTALIZAÇÃO





1.1 Conceito

De forma a aumentar a eficiência, o controle, e descentralizar a autoridade e a responsabilidade, os teóricos organizacionais desenvolveram várias maneiras de dividir a Organização em subunidades. O objetivo era chegar a um arranjo ordenado de partes organizacionais interdependentes, a qual se convencionouchamar de departamentos. O Departamento representa um segmento de uma organização, do qual uma atividade distinta foi identificada, como exemplo pode citar: o Departamento de Contabilidade, o Setor de Vendas e a Área de Produção. O processo de divisão da estrutura organizacional em departamentos recebe o nome de Departamentalização, e surge como parte integral do processo de delegação do poder esua respectiva autoridade.
A departamentalização representa a divisão do trabalho no sentido horizontal, ou seja, em sua variedade de tarefas (A divisão do trabalho no sentido vertical refere-se aos níveis de autoridade).
A Departamentalização tem suas origens na Teoria Clássica, corrente filosófica administrativa iniciada pelo teórico francês Henri Fayol, que pregava a ênfase naEstrutura Organizacional como forma de aumentar a eficiência e aprimorar as relações entre cada segmento de uma empresa. Era uma abordagem de conceito verticalizado que segue hierarquicamente da direção para a execução das tarefas. Sob abordagem econômica, entretanto, a divisão do trabalho pregada por Adam Smith como fundamental para a geração de riquezas, constitui-se na gênese dessa idéia.É uma divisão do trabalho por especialização dentro da estrutura organizacional da empresa.


1.2 Funções

A Departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. Assim todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos, todo o pessoal de vendas, todo o pessoal de contabilidade, todo o pessoal desecretaria, todas as enfermeiras, e assim por diante.
A Departamentalização funcional pode ocorrer em qualquer nível e é normalmente encontrada muito próxima à cúpula.

1.2.1 Vantagens

Mantém o poder e o prestígio das funções principais, cria-se eficiência através dos princípios da especialização, centraliza a perícia da organização, permitindo maior rigor no controle das funções pela...
tracking img