Polimeros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O uso dos polímeros na indústria automobilística
CARVALHO, Alan de Matos
FERREIRA, Nicher Ernes
FERREIRA, Rerislisten
MOREIRA, Lucas Braz
REIS, Gabriel Augusto Rosemberg

Resumo

Este artigo discorre sobre o uso dos polímeros na indústria automobilística que, devido a fatores comerciais e à necessidade de inovações, pressionada pela crise do petróleo, buscou um material mais econômicoe que garantisse a mesma qualidade dos materiais antes utilizados. Os polímeros assumiram bem este papel, pois é um material com facilidade de mudanças em suas características, para atender a uma determinada utilização, se trata da incorporação de novos compostos em sua composição. Os polímeros conseguiram uma boa relação com a indústria automobilística, pois atendeu e superou os seus interessescom o acréscimo de alguns valores como a economia de custos, facilidade de adaptação às formas necessárias de um material, redução no consumo de combustível, diminuição no impacto ambiental.

Palavras - chave: Polímeros, indústria automobilística, material reciclável.

1 - Introdução

Os Polímeros na indústria automobilística vêm se tornando um dos materiais mais importantes para produção deautomóveis, pois traz vários benefícios como o de tornar os automóveis mais leves, a possibilidade de menor consumo de combustível, e deixá-los mais bonitos e atraentes. Mas isso pode também trazer vários problemas em relação ao meio ambiente, como danificar o meio em que vivemos de tal forma que o tornará um meio poluente. Para amenizar a poluição de plásticos, como garrafas pet, sacolas, entreoutros plásticos, as empresas automobilísticas estão tendo um tipo de comportamento extremamente importante, que é o método de reciclar tais plásticos e utilizá-los na produção de automóveis. Esta tendência foi impulsionada também pela crise do petróleo na década de 70, quando surgiu a necessidade de um novo material para atender a alta demanda do mercado automobilístico.
As empresasautomobilísticas estão cada vez mais utilizando plásticos reciclados, o que nos traz muitos benefícios, tanto para o meio ambiente, quanto para nós seres humanos. Quando essas tais empresas utilizam os plásticos reciclados para a produção de seus automóveis, elas estão contribuindo para a redução de energia, redução do consumo da água, na emissão de dióxido de carbono, de dióxido de enxofre e na de dióxidonitroso.
Segundo o engenheiro da Ford Celso Duarte, “Por causa das exigências da legislação européia, a tendência é de a indústria automobilística aumentar cada vez mais a utilização de material reciclado na confecção de veículos”.
Esse artigo tem como objetivo desenvolver uma pesquisa referente ao uso do polietileno na indústria automobilística, uma explicação de como é obtido seu uso em largaescala, a fim de obter dados sobre sua produção, custo benefício, e o seu crescimento.
A pesquisa envolvida na elaboração deste artigo foi focada principalmente em pesquisas bibliográficas, sites acadêmicos, site de revistas, empresariais, artigos, e livros acadêmicos.

2 - O uso dos polímeros.

Os polímeros têm sido utilizados pelo homem há muitos séculos, e a tendência atual é uma utilizaçãocada vez maior e em variados setores, devido a sua facilidade de mudanças de características para uma melhor adaptação, de acordo com a necessidade de sua utilização. São materiais como colchão, escova de dentes, cadeiras, roupas etc. Polímeros naturais são materiais derivados de plantas (madeira, borracha, algodão, etc.) e de animais (couro). A investigação científica sobre este material tornoupossível a determinação de suas estruturas moleculares e, assim, o desenvolvimento de polímeros sintéticos. Muitos plásticos, borrachas e fibras atualmente utilizadas são polímeros sintéticos. A utilização de polímeros na indústria automobilística se deu de forma gradativa, com um acréscimo significativo nos últimos vinte anos. Consumidores mais conscientes de sua importância para o mercado se...
tracking img