Laban/ teatro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico

Rudolf Laban, nasceu em 15 de dezembro de 1879, em Pressburg, Austria-Hungria, que atualmente é Bratislava, Eslováquia. E falaeceu em 1 de julho de 1958, em Weybridge, Inglaterra. Ele ficou conhecido como o maior teórico da dança do século XX e como o “pai da dança-teatro”.
Laban inicialmente estudou arquitetura, na Escola de Belas Artes de Paris,interessando-se pela relação entre o movimento humano e o espaço que o circunda.
Aos 30 anos mudou-se para Munique e sob a influência seminal do dançarino/coreógrafo Heidi Dzinkowska passou a se dedicar à arte do movimento.
Em 1915 Laban criou o Instituto Coreográfico de Zurique que teve ramificações na Itália, na França, e na Europa central.
Em 1928 publica "Kinetographie Laban", uma de suas grandescontribuições para o mundo da dança e da compreensão do movimento. Neste livro articula os princípios da "Labanotation" um dos principais sistemas de notação de movimento utilizados atualmente.
Suas teorias sobre o movimento e a coreografia estão entre os fundamentos principais da dança moderna e fazem parte de todas as abordagens contemporâneas de dança.

Além de seu trabalhocriativo e de análise da dança, Laban também se dedicou à realização de propostas de dança para as massas. Desenvolvendo com esta finalidade a arte da dança coral, onde grande número de pessoas se movem juntas segundo uma coreografia de estrutura simples, porem instigante, que permita bailarinos e pessoas leigas dançarem juntas de forma colaborativa.
Entre seus discípulos destacam-se MaryWigman e Sophie Taeuber- Arp. Na atualidade tivemos Pina Baush, falecida em 2009, como principal divulgadora de suas técnicas e o coreógrafo William Forsythe.

* A influencia de Laban no Brasil:

No Brasil Laban é mais conhecido como teórico do movimento e educador. Mais recentemente, seu trabalho vem recebendo um olhar mais aprofundado sob a perspectiva da arte, dacriação estética, da linguagem da dança e da comunicação nao-verbal.
A bailarina, coreógrafa e educadora Maria Duschenes foi uma das introdutoras deste método no Brasil, tendo formado gerações de alunos que utilizam a referência de Laban em seus trabalhos de criação e em suas atividades de arte-educação. Em seu trabalho destacam-se as propostas de ensino público de dança e a realização de diversas dançascorais, inclusive uma apresentada no Parque do Ibirapuera na Bienal de São Paulo.
A coreógrafa Regina Miranda, primeira Brasileira formada pelo Laban/Bartenieff Institute de NYC (1975) introduziu o Sistema Laban/Bartenieff no Brasil e, desde então, tem se dedicado à difusão de suas teorias através de palestras e workshops e inumeras criações artisticas. Toda uma geração estelar de coreógrafoscariocas, como Paula Nestorov, Paulo Caldas, João Saldanha, Esther Weissman, Lia Rodrigues, Marcia Rubin e Carlinhos de Jesus, estudou e/ou trabalhou com Miranda, que hoje divide residência entre o Rio de Janeiro, onde dirige o Centro Coreográfico, e Nova Iorque, onde é a Diretora Geral do Laban/Bartenieff Institute.

Desenvolvimento da técnica


Laban baseou-se no paradigma deque o movimento humano é sempre constituído dos mesmos elementos, seja na arte, no trabalho, na vida cotidiana.
Desenvolveu todo um estudo sobre os elementos que constituem o movimento e a sua utilização, dando ênfase aos aspectos psíquicos e fisiológicos , que levam o ser humano ao movimento.  Sua metodologia e a profundidade do seu estudo, nos auxilia a entender o ser humano através domovimento , nos mais diversos aspectos e pode ser aplicada nos diversos setores da atividade humana: artes, educação, trabalho,psicologia, sociologia, etc. 
Podemos observar que o ser humano, movimenta-se para satisfazer alguma necessidade, realizando  a satisfação de algum desejo, de algo que lhe tenha valor. 
Os movimentos foram divididos em duas categorias: movimentos tangíveis e...
tracking img