Masp - estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
ALAN NOGUEIRA RODRIGUES
ANA PAULA PAULINO
EWERTON DOUETTS
LEIDIANE PRICILLA VIEIRA
RODRIGO DA SILVA CALDAS

MASP
Trabalho de Conclusão de Curso – Portal Pizzarias

SÃO BERNARDO DO CAMPO
2012

INTRODUÇÃO

Num momento de reflexão sobre como foi o desempenho do nosso ano, com tanto estresse, tantas pressões, datas a cumprir, entregas a fazer,resultados eram o que todos desejam.
Foi mediante esse tipo de situação que vimos o MASP como um ponto de partida para analisarmos como estavam sendo realizados nossos processos, para podermos detectarmos as falhas e assim termos a chance de corrigi-las a tempo e num futuro próximo evitarmos os mesmos incidentes.
Vimos que utilizando as ferramentas de Qualidade de Software conseguimos minimizarproblemas que aparentemente não sabiamos que a atitude ter a principio, e colocando na prática as soluções para tais conseguimos evitar os conflitos e até mesmo contorná-los.

MASP - MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

O mesmo tem como foco à identificação dos problemas e conseqüentemente elaboração de ações corretivas e preventivas de forma a eliminar ou minimizar os problemas detectados.Etapa 1: Identificação do Problema

Na nossa primeira reunião após chegarmos a conclusão de quem iria fazer parte do grupo de TCC, começamos a pensar em qual seria o tema do projeto.
Quando começamos a reunião, houveram idéias provindas de todos, porém tinhamos que analisar a viabilidade e o tempo que teriamos para especificar, desenvolver e entregar o projeto, tudo isso dentro das nossaslimitações que seria trabalho, estudo e vida social, diante de tais fatos surgiu a idéia de um Portal para Pizzarias.
Após a aceitação dos participantes foi se questionado sobre os meios de comunicação, como acompanhariamos o desenrolar da documentação e desenvolvimento. Optamos o Google Docs para compartilhar os arquivos e assim todos teriam controle sobre conteúdo escrito, o SVN para visualizar ocódigo fonte.
Escolhemos a Metodologia Ágil Scrum para discutirmos em cada fase do projeto o que seria feito, como estaria sendo feito, o que cada entrega traria revendo os problemas enfretados na atual e evitando os mesmos nas posteriores.
No Scrum fazem-se necessárias reuniões para cada Entrega e com isso são gerados os Sprints que seriam o que cada um fez e quais os impedimentos encontradose como superá-los, pontos a melhorar, e quais as próximas metas.
É de responsabilidade de a equipe decidir com que frequência essas reuniões seram feitas sendo que essas só fazem sentido quando se tem algo a ser apresentado. O Product Owner (Líder do Projeto) decide o que cada um irá fazer, porém os integrantes decidem como farão para alcançar tais objetivos, sendo que a equipe só passará parapróxima atividade quando cumprir a atual.
Tem outro item que compoe os Sprints que seria o Daily Standup, onde a equipe altera o status da tarefa a ser executada para: em andamento, esperando e finalizada. Assim todos podem acompanhar os passos dados até o presente momento, podendo discutir os desafios encontrados e as possiveis soluções.
Como esses itens dependem de esforço humano, cada pessoadeveria se responsabilizar por logar suas atividades, alterar o status da Tarefa pendente e comunicar a equipe a situação atual. Acarretou que houveram atrasos nas entregas repercurtindo nas reuniões, pois nem todos estavam com suas atividades em dia, e as que estavam faltava a alteração do status.

Etapa 2: Observação

Esses problemas foram sendo acumulativos, pois os membros da equipe nãocompreendiam o quanto era importante o preenchimento dessas issues e que, os demais precisavam ter uma visão de como estava o sincronismo das atividades até mesmo para poder fazer o planejamento das próximas.
Além disso, faltava comprometimento ao executar, pois se priorizava muitas questões do cotidiano, algumas pessoas demoravam certo tempo para entender o que deveria ser feito e os meios com que...
tracking img