Pesquisa operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
trabalho muito dificil de se fazer da para tirar um 8,00 ta bom
[pic]
...............................................................................................................................


ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – MÓDULO PRODUTIVIDADE

















portfólio 1
PESQUISA OPERACIONAL...............................................................................................................................
Guarulhos
2013






















portfólio 1
PESQUISA OPERACIONAL








Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina de Pesquisa Operacional.Prof. Lameiras









Guarulhos

2013





[pic]

Respostas

.............................................................................................................

1) Elabore uma síntese referente ao capítulo 1 do livro citado anteriormente, evidenciando os modelos, a finalidade, as ferramentas e a capacidade da pesquisa operacional.Durante a segunda guerra mundial na Inglaterra uma equipe de cientistas com finalidade nas bases cientifica utilizaram a PO (Pesquisa operacional) para melhor utilização dos seus materiais de guerra e a eficiência produtiva no setor militar que posteriormente seria utilizada em outras áreas.
A pesquisa operacional utiliza o desenvolvimento de métodos científicos para analisar sistema complexo etomar decisões.
A PO como ciência aplica-se à pessoas (organização e gerência, relações de trabalho, economia, decisões individuais, pesquisa do mercado, etc) à pessoas e máquinas (eficiência e produtividade, organização de fluxos em fábricas, métodos de controle de qualidade, organização de mudanças tecnológicas, etc) e ao movimento (transporte, estoque, distribuição, manipulação, comunicação,localização, etc)
Três requisitos são necessários para a utilização da pesquisa operacional.
O primeiro envolve a compreensão de características e atributos de um sistema complexo e a habilidade de abstrair e traduzir os pontos mais importantes em um modelo matemático ou de simulação.
O segundo consiste da habilidade para desenvolver métodos de resolução para os modelos e utilizar pacotescomerciais com conhecimento sobre os métodos utilizados nestes.
O terceiro envolve a comunicação para compreender o problema e explicar resultados não intuitivos, mas importantes, gerados pela aplicação de pesquisa operacional.
O estudo de PO está inteiramente ligado no trabalho em equipe, ele é modelado conforme a solicitação do cliente, os problemas de otimização e buscam maximizar ou minimizar umaquantidade (objetivo).
Essa ferramenta é fundamental para uma tomada de decisão, as 5 principais fases de implementação da PO na prática incluem;

1 Definição do problema
(Identificar qual é o problema em três elementos principais de um problema de decisão, descrição das alternativas de decisão e determinação do objetivo do estudo.)
2 Construção do modelo
(Transformar em equação)
3 Solução domodelo
(Resolver as equações)
4 Validação do modelo
(Testar)
5 Implementação da solução
Execução, colocação em pratica do que foi definido.

2) No capítulo 2 faça um acompanhamento do exemplo 2.2-1

Conjunto de problemas 2.2A
(a) A demanda diaria de tinta para exteriores é de no máximo 2,5 t
(b) A demanda diaria de tinta para interiores é de no minimo 2t
(c) A demanda diaria de tintapara interiores é exatamente 1 superior à de tinta para exteriores.
(d) A disponibilidade diária de matéria-prima M1 é de pelo menos 24 t,.
(e) A disponibilidade diária de matéria-prima M1 é de pelo menos 24 t,.e a demanda diária de tinta para interiores é maior do que a de tinta para exteriores por no minimo 1t.
Solução Ótima...
tracking img