Custos da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁTIO UNA
FACULDADE UNA DE CONTAGEM

Curso Superior em Ciências Contábeis – 6º ciclo, módulo C

Grupo 02:

Adriano

Daniela Moreira

Daniele Moreira

Flávia Pires

Helvia Carla Eleto Faria

Karina Aparecida Marques

Rejane Ornelas Muzzi

Tatiana Conceição

Wandra Cristina da Silva Tavares

CUSTO DA QUALIDADE

Contagem
2011

INTRODUÇÃO

A era daqualidade surgiu a partir de 1980 com a revolução provocada pelos produtos japoneses, que ganharam o mercado americano com preços mais acessíveis e qualidade superior. Nesta época, empresas começaram a tomar consciência da necessidade de desenvolver a indústria americana, no sentido de tornar seus produtos competitivos mundialmente. A qualidade passou a ser vista como ponto estratégico fundamental parao crescimento e sobrevivência de várias indústrias.
Hoje, grande parte das empresas admite possuir algum tipo de programa de qualidade. Ferramentas de análise estatística de processos, análise de valor, círculos de controle da qualidade, qualidade total, gerenciamento de processos, análise de pareto, sistemas de produção Just-In-Time, passam a fazer parte do cotidiano das empresas na sua buscapor melhor qualidade, produtividade e lucratividade.
Porém, o que funcionou muito bem para os japoneses na década de 80, não parece ser totalmente efetivo no ocidente. Muitos programas de qualidade encontram resistências por parte dos recursos humanos, quando não existem preparação e educação anterior à implantação de mudanças. Outros apresentam bons resultados operacionais como redução do tempode ciclo, cumprimento de prazos, maior produção por hora, etc. Porém, não proporcionam retorno quanto aos altos investimentos realizados para o cumprimento do programa.
Conceitos
Custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm de arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a utilização de umproduto ou serviço qualquer, utilizados na obtenção de outros bens ou serviços.
Os conceitos da Qualidade podem ser separados em fases. Essas fases nortearam os esforços da manutençao da qualidade ao longo do tempo. A preocupação com a qualidade não é rescente as empresas têm-se preocupado com a qualidade do produto desde os primordios da era industrial. O que se pode considerar mais ou menosrecente é a proecupação com processo. Não só o processo fabril, mas também com todos os processos de que a empresa lança mão para atender e satisfazer os consumidores. Essa preocupação com todos os processos industriais e administrativos é conhecida como – Total Quality Control – TQC.
Na visão de Philip B. Crosby em 1979, editou seu polemico livro Quality is free. Nesse trabalho definiu aqualidade em termos concisos. Para ele qualidade é conformidade comos requisitos.
A definição de Juran tendo qualidade como sendo "adequação ao uso" é amplamente utilizada na literatura por renominados autores e empresas que estão envolvidas com programas de controle total da qualidade ou programas de melhoria contínua. Porém, outras definições podem ser consideradas:
Segundo Feigenbaum, qualidade é adeterminação do cliente, e não a determinação da engenharia, nem de marketing e nem da alta administração. A qualidade deve estar baseada na experiência do cliente com o produto e o serviço, medidos através das necessidades percebidas que representem uma meta num mercado competitivo. Qualidade de produto e serviço é a composição total das características de um produto e serviço em marketing,engenharia, manufatura e manutenção, de modo que vão de encontro com as expectativas dos clientes.
Segundo Csillag, um produto de qualidade na visão do consumidor, é aquele que atenda as suas necessidades e que esteja dentro de sua possibilidade de aquisição, isto é, preço justo, pois "o valor corresponde ao menor sacrifício ou dispêndio de recursos para o desempenho de determinada função, tanto para...
tracking img