Custo da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FMEA (Failure Model and Effect Analysis)
Definição
A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, conhecida como FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis), é uma ferramenta que busca evitar, por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo. Resumidamente, detectar falhas antes que se produza umapeça e/ou produto. Sua utilização busca diminuir as chances do produto ou processo falhar, aumentando sua confiabilidade.
Esta dimensão da qualidade, a confiabilidade, tem se tornado cada vez mais importante para os consumidores, pois, a falha de um produto, mesmo que prontamente reparada pelo serviço de assistência técnica e totalmente coberta por termos de garantia, causa, no mínimo, umainsatisfação ao consumidor ao privá-lo do uso do produto por determinado tempo. Além disso, cada vez mais são lançados produtos em que determinados tipos de falhas podem ter consequências drásticas para o consumidor, tais como aviões e equipamentos hospitalares nos quais o mal funcionamento pode significar até mesmo um risco de vida ao usuário.
Apesar de ter sido desenvolvida com um enfoque no projetode novos produtos e processos, o FMEA passou a ser aplicada em diversas areas. Assim, ela atualmente é utilizada para diminuir as falhas de produtos e processos industriais e administrativos.
A norma QS 9000 especifica o FMEA como um dos documentos necessários para um fornecedor submeter uma peça/produto à aprovação da montadora. Este é um dos principais motivos pela divulgação desta técnica.Deve-se no entanto implantar o FMEA em um empresa, visando-se os seus resultados e não simplesmente para atender a uma exigência da montadora.
Tipos de FMEA
Esta metodologia pode ser aplicada tanto no desenvolvimento do projeto de produtos como os de processos e processos. As etapas e a maneira de realização da análise são as mesmas, diferenciando-se somente quanto ao objetivo. Assim asanálises FMEA´s são classificadas em dois tipos:
FMEA DE PRODUTO: na qual são consideradas as falhas que poderão ocorrer com o produto dentro das especificações do projeto. É comumente denominada também de FMEA de projeto.
FMEA DE PROCESSO: são consideradas as falhas no planejamento e execução do processo, tendo como base as não conformidades do produto com as especificações do projeto.
Há ainda umterceiro tipo, menos comum, que é o FMEA de procedimentos administrativos.

Aplicação da FMEA
Pode-se aplicar a análise FMEA nas seguintes situações:
Para diminuir a probabilidade da ocorrência de falhas em projetos de novos produtos ou processos;
Para diminuir a probabilidade de falhas potenciais (ou seja, que ainda não tenham ocorrido) em produtos/processos já em operação;
Para aumentar aconfiabilidade de produtos ou processos já em operação por meio da análise das falhas que já ocorreram;
Para diminuir os riscos de erros e aumentar a qualidade em procedimentos administrativos.
Funcionamento Básico
O princípio da metodologia é o mesmo, independente do tipo de FMEA e a aplicação. A análise consiste basicamente na identificação, nos produtos ou processos, os tipos de falhas,os efeitos e as possíveis causas desta falha. Em seguida são avaliados os riscos de cada causa, por meio de índices e, com base nesta avaliação, são tomadas as ações necessárias para diminuir estes riscos.
Etapas para a Aplicação
     Planejamento
Esta fase é realizada pelo responsável pela aplicação da metodologia e compreende:
descrição dos objetivos e abrangência da análise: em queidentifica-se qual(ais) produto(s)/processo(s) será(ão) analisado(s);
formação dos grupos de trabalho: em que define-se os integrantes do grupo, que deve ser preferencialmente pequeno (entre 4 a 6 pessoas) e multidisciplinar (contando com pessoas de diversas áreas como qualidade, desenvolvimento e produção);
    Análise de Falhas em Potencial
Esta fase é realizada pelo grupo de trabalho que...
tracking img