Custo Baseado na Atividade ABC

Páginas: 24 (5914 palavras) Publicado: 15 de dezembro de 2013
Custo Baseado em Atividades (ABC)

INTRODUÇÃO
Uma das grandes preocupações de empresas no mundo todo é o controle de seus custos. Empresas que até poucos anos detinham grandes parcelas de mercado e impunham seus preços passaram a perder terreno por conta da competição cada vez mais acirrada. O controle dos custos faz parte do dia-a-dia das organizações que se vêem obrigadas a realizar oacompanhamento detalhado do seu processo de produção a fim de evidenciar os custos deste processo auxiliando na tomada de decisão. A introdução da mentalidade da busca constante da Qualidade Total nas empresas teve como conseqüência o surgimento de inúmeras novas técnicas de controle de custos, que vieram auxiliar gerentes nas sua tomadas de decisões. Entre estas inovações, podemos citar o sistema decustos baseado em atividades (ABC).*
Originalmente adotado pela Hewlett-Packard, John Deere, Siemens, GM e outras importantes empresas americanas, o ABC é, provavelmente, a inovação da contabilidade gerencial mais freqüentemente discutida na década de 90.
O que foi originalmente apresentado como "rateios", é agora chamado " estimativa" ( Kaplan, 1992) e o termo "rateio" está forçadamenteproscrito. Reconhecendo a diversidade de pontos de vista e o ritmo das mudanças nas publicações sobre ABC.
De qualquer maneira, os ponto de vista correntes consideram o ABC um sistema de informação, e o ABM um conjunto de práticas ou atos fundamentado em conceitos baseados em atividades. A finalidade principal do ABC é proporcionar aos administradores informação sobre custo do produto, para análise delucratividade e outras decisões. O ABM objetiva o gerenciamento do custo, para aperfeiçoamento do processo de produção e inovação.
Conceito e histórico
O Custeio Baseado em Atividades, ABC, também conhecido como Activity Based Costing, é um método que reconhece o relacionamento dos direcionadores de custos para custear as atividades através da mensuração custo e do desempenho do processorelativos às atividades e aos objetos dos custos.
Cooper & Kaplan ( 1996, p.33) afirma que o ABC " é uma abordagem que analisa o comportamento dos custos por atividades, estabelecendo relações entre as atividades e o consumo de recursos, independentemente de fronteiras departamentais, permitindo a identificação dos fatores que levam a instituição a incorrer em custos nos seus processos de oferta deprodutos e serviços e de atendimento a mercados e clientes".
Pamplona (1994, p. 122), afirma que o ABC " é uma técnica de custeamento em que os custos e despesas indiretas são apropriados a várias unidades através de algumas bases que não são relacionadas aos volumes dos fatores de produção".
O ABC ( Activity Based Cost), muitas vezes considerado como "de difícil implantação", trata-se, em suaessência, de uma poderosa metodologia de custeamento, que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos.
Esse forte apelo de eficiência costuma, invariavelmente, seduzir aqueles que cogitam por sua implantação, ao mesmo tempo que os induz a pensar no projeto de uma maneira até obtusa : "basta-me um técnico de custos, para operacionalizar os cálculos...".Como poderemos verificar a seguir, essa é uma postura errada, porém até comum de ser encontrada, pois, infelizmente, alguns dirigentes dimensionam dessa forma esse tipo de investimento. Como se sabe, trabalhos de natureza fluida - como a manipulação e produção de informações - costumam ter, nessa visão tecnicista, difícil reconhecimento no produto final das Entidades que privilegiam "Produção"e "Vendas".
Que se tenha em conta, como sensata contra-argumentação a essa visão estritamente técnica, a existência de patrimônios valiosos, como "marca", "share of mind", "exposição em mídia", "market share", "imagem" entre outros, que são de "aparente intangibilidade".
Ele tem origem nos Estados Unidos da América, no inicio da década de 60, em trabalhos desenvolvidos pela General Eletric....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES
  • Custeio Baseado em Atividades ABC
  • Um enfoque no custeio baseado em atividades (abc) como ferramenta de informações e apropriação de custos indiretos
  • Custeio Baseado em Atividades – ABC Curva ABC
  • Método de custeio baseado em atividades (abc)
  • Custeio baseado em atividades (abc)cust
  • Contabilidade gerencial(custeio baseado atividades (ABC))
  • Custeio baseado em atividades(abc): um estudo sobre o método

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!