Custeio baseado em atividades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Custeio Baseado em Atividade (ABC)

Segundo Eliseu Martins, O Custeio Baseado em Atividades , conhecido com ABC) Activy-Based Costing), é um método de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos
O ABC pode ser aplicado , também , aos custos diretos , principalmente á mão de obra direta, e érecomendável que o seja; mas não haverá , neste caso , diferenças significativas em relação aos chamados “sistemas tradicionais”. A diferença fundamental está no tratamento dado aos custos indiretos. Com o avanço tecnológico e a crescente complexidade dos sistemas de produção , em muitas industrias os custos indiretos vêm aumentando continuamente , tanto em valores absolutos quanto em termos relativos ,comparativamente aos custos diretos (destes, o item Mão de Obra Direta é o que mais vem decrescendo).
Daí a importância de um tratamento adequado na alocação dos CIP aos produtos e serviços, pois os mesmos graus de arbitrariedade e de subjetividade eventualmente tolerados no passado podem provocar hoje enormes distorções. Estas dependerão dos dois fatores criados: Proporção de custos indiretos nototal e diversificação das linhas do produto.
A utilização do ABC pode também oferecer subsídios para que se atenda às exigências legais com o mínimo de arbitrariedade no tratamento dos custos indiretos. Nesse contexto –visão departamental e objetivo de atendimento à legislação – o ABC é um instrumento muito útil da Contabilidade de Custos no sentido de que o Custeio por Absorção apresente custospor produtos que tenham sentido mais lógico e não sejam distorcidos por rateios tantas vezes muito arbitrários. Porém a utilidade do Custeio Baseado em Atividades (ABC) não se limita ao custeio de produtos. Ele é acima de tudo , uma poderosa ferramenta a ser utilizada na gestão de custos.
Portanto para Eliseu Martins o ABC é uma Ferramenta que permite melhor visualização dos custos através daanálise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os produtos. Para se utilizar o ABC , é necessária a definição das atividades relevantes dentro dos departamentos , bem como dos direcionadores de custos de recursos que irão alocar os diversos custos incorridos às atividades. Custeados as atividades , a relação entre estas e os produtos são definidos pelosdirecionadores de custos de atividades , que levam o custo de cada atividade aos produtos ( Unidades, Linhas ou famílias).

Agora segundo George S.G. Leone

O critério ABC centraliza seus reforços na busca de análise mais ampla e profunda da função industrial ( e, em alguns casos, nas demais funções), separando-a em suas diversas atividades , tanto quanto a função –meio com a função –fim. Todos oscritérios de custeamento procedem de maneira semelhante. Alguns critérios analisam a função industrial , dividindo-a em departamentos, divisões , seções e setores, definindo esses componentes como centros de responsabilidade. As despesas e os custos são alocados por meio diretos e indiretos a esses centros. O critério ABC aloca os custos e as despesas indiretas as atividades. As bases de rateio, em todosos critérios de custeamento, têm a mesma natureza. Elas devem representar o uso que as atividades e os centros de responsabilidade fazem dos recursos indiretos ou comuns. As atividades que consumiram os recursos e as bases para proceder a alocação são chamadas de “direcionadores de recursos”.
O critério ABC emprega , como direcionadores para fazer alocação das atividades aos produtos, aos serviços, enfim, aos objetos do custeio que consomem essas atividades, bases não relacionadas ao volume, ou seja , bases não relacionadas aos atributos específicos dos objetos de custeio.O critério ABC , quando estiver selecionando os direcionadores , deverá analisar a correspondência ( se for o caso, a correlação ) entre o direcionador e a atividade (ou os custos dessa atividade).
O critério do...
tracking img