Lans do tipo ethernet ou csma/cd (802.3)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Ethernet é actualmente o padrão mais comum de redes de área local. O número total de redes de computadores usando a Ethernet é estimado em vários milhões.
O termo Ethernet usualmente significa uma variedade de tecnologias; Variantes incluem Fast Ethernet, Gigabit Ethernet, e 10G Ethernet.
Num sentido resumido Ethernet, é um padrão de rede para a transmissão de dados em uma taxa de10Mbps que surgiu nos finais de 1970 como propriedade padrão de 3 empresas: Digital Equipment Corp.(DEC), Intel, Xerox. Nos princípios de 1980, Ethernet foi padronizado pelo grupo IEEE 802.3, e desde então, tornou-se um padrão internacional. Ethernet foi a primeira tecnologia a sugerir o uso dum meio compartilhado para acesso a rede.

OBJECTIVO GERAL
* Estudo de LANs do tipo Ethernet ouCSMA/CD (802.3) .

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
O trabalho tem como objectivos específicos a investigação dos seguites critérios:
* Codificação de dados
* Tipo de protocolos
* Tipo e Formato de Frame
* Formas de detecção e correcção de erros
* Tipo de mediação de acesso ao meio
* Propriedades Físicas
* Performance

Metodologia
Para realização do presente Trabalho o gruporecorreu ao método de investigação, analise e pesquisa dos dados que o grupo adquiriu de algumas fontes nomeadamente Livros, Artigos publicados na internet e (ajudem -me colegas)
Para efeito o grupo seguiu a seguinte estrutura para realização do trabalho:
a) Aquisição de Material/fontes. Nesta fase o grupo procurou Livros e Artigos que abordam sobre Redes de Área locais em particular aEthernet.
b) Compreensão do assunto. Feita a leitura, o grupo reuniu-se para discutir alguns aspectos (de difícil compreensão, e ambíguos) relativos ao tema, e para suprir dúvidas em geral.
c) Ajudem -me colegas

Topologia Padrão & meio compartilhado
O principal objectivo que desenvolvedores das primeiras LANs tinham que alcançar nos finais de 1970 era encontrar uma solução simples ebarata para interligar centenas de computadores localizados no mesmo edifício ou campus numa rede de computadores.
Por causa da simplicidade, e, consequentemente de custos de hardware como software, os desenvolvedores da primeira LAN decidiram usar Shared data transmission media.
Este método de organizar comunicações entre computadores foi primeiro testado rede de rádio ALOHA na Universidade deHawaii em 1970. A rede ALOHA usava o método de acesso aleatório, através do qual qualquer nodo poderia começar a transmissão dum pacote a qualquer momento. Algum tempo depois Robert Metcalfe implementou a ideia dum meio compartilhado para uma LAN cabeada. Onde todos computadores conectavam-se a um seguimento de cabo coaxial como ilustrado a seguir (figura I) por esta razão, quando um transmissorenvia-se um sinal, todos receptores recebiam o mesmo sinal.

figura I |

O Uso de meio compartilhado simplifica a lógica de operação dos nodos da rede. Uma vez que somente uma operação de transmissão de dados entra em progresso de cada vez, não há necessidade de armazenar frames nos nodos de trânsito.

Pilha de protocolos da LAN
Como regra, Tecnologias LAN implementam somente funções das duascamadas mais baixas do modelo OSI - isto é, A camada física e de enlace (figura II); isto porque as funcionalidades destas camadas são suficiente para entrega de frames within the Framework of standard LAn topologies.
Entretanto, isso não significa que computadores conectados por uma LAN não suportem protocolos de camadas superiores que a de enlace. Estes protocolos estão também instalados eoperam em nodos de LANs.
A camada de enlace em LANs esta devidida em2 sub-camadas, frequentemente chamadas de camadas também:
* Controle de Link Lógico (LLC)
* Controle de acesso ao meio (MAC)

Aplicação |
Apresentação |
Sessão |
Transporte |
Rede |
Enlace | | Enlace |
Física | | Física |
Modelo de referencia OSI Protocolos de...
tracking img