Trabalho de prot de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O meio físico sem fio transmite sinais eletromagnéticos nas frequências de rádio e de microondas que representam os dígitos binários de comunicação de dados. Como um meio de rede, o sem fio não é restrito aos condutores ou caminhos, como são o meio físico de cobre e de fibra.
As tecnologias de comunicação de dados sem fio funcionam bem em ambientes abertos. No entanto, alguns materiais deconstrução utilizados em prédios e estruturas, e o terreno local, limitarão a eficácia da cobertura do sinal. Além disso, a tecnologia sem fio é suscetível à interferências e pode ser interrompida por dispositivos comuns, como telefones sem fio, alguns tipos de lâmpadas fluorescentes, fornos microondas e outras comunicações sem fio.
Além disso, pelo fato da cobertura da comunicação sem fio não exigiracesso físico ao meio, os dispositivos e usuários que não são autorizados a acessar a rede terão acesso à transmissão. Portanto, a segurança de rede é o principal componente da administração de uma rede sem fio.

Tipos de Redes Sem Fio

O IEEE e os padrões da indústria de telecomunicações para a comunicação de dados sem fio abrangem as camadas Física e Enlace de Dados. Os quatro padrões decomunicação de dados comuns que se aplicam ao meio físico sem fio são:
Padrão IEEE 802.11 - Geralmente conhecido como Wi-Fi, é uma tecnologia Wireless LAN (WLAN) que utiliza a contenção ou sistema não-determinístico com o processo de acesso ao meio físico Carrier Sense Multiple Access/Collision Avoidance (CSMA/CA).
Padrão IEEE 802.15 - padrão Wireless Personal Area Network (WPAN), conhecido como"Bluetooth", utiliza um dispositivo de processo em pares para se comunicar a distâncias entre 1 e 100 metros.
Padrão IEEE 802.16 - Mais conhecido como WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access), utiliza uma topologia ponto-multiponto para fornecer acesso de banda larga sem fio.
Global System for Mobile Communications (GSM) - Inclui as especificações da camada Física que permitem aimplementação do protocolo Camada 2 General Packet Radio Service (GPRS) para fornecer a transferência de dados pelas redes de telefonia celular móvel.
Outras tecnologias sem fio, como a comunicação por satélite, fornecem conectividade por redes de dados para locais sem outros meios de conexão. Os protocolos que incluem o GPRS permitem que os dados sejam transferidos entre as estações terrestres e oslinks de satélite.
Em cada um dos exemplos anteriores, as especificações da camada Física são aplicadas às áreas que incluem: dados para a codificação de sinal de rádio, frequência e energia de transmissão, sinal de recepção e requisitos de decodificação e o desenvolvimento e construção de uma antena.
LAN Sem Fio
Uma implementação de dados sem fio comum permite que dispositivos se conectem pormeio da LAN. Em geral, uma LAN sem fio exige os seguintes dispositivos de rede:
Ponto de Acesso Sem-fio ou Access Point (AP) - Concentra os sinais sem fio dos usuários e se conecta, geralmente por meio de um cabo de cobre, a uma infra-estrutura de rede de cobre, como a Ethernet.
Adaptadores de placa de rede sem fio - Fornece a possibilidade de comunicação sem fio para cada host da rede.

Comoa tecnologia se desenvolveu, vários padrões baseados na Ethernet WLAN surgiram. Deve-se tomar cuidado ao comprar dispositivos sem fio para assegurar que sejam compatíveis e que tenham interoperabilidade.

Os padrões incluem:

IEEE 802.11a - Opera na freqüência de 5 GHz e oferece velocidades de até 54 Mbps. Por este padrão operar em freqüências maiores, ele possui uma área de cobertura menor enão penetra tão bem nas estruturas dos prédios. Os dispositivos que operam nesse padrão não têm interoperabilidade com os padrões 802.11b e 802.11g descritos abaixo.
IEEE 802.11b - Opera na freqüência de 2,4 GHz e oferece velocidades de até 11 Mbps. Os dispositivos que implementam esse padrão têm uma variação maior e penetram melhor nas estruturas dos prédios do que os dispositivos 802.11a....
tracking img