Custeio baseado em atividades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC)-ABORDAGEM GERENCIAL E GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS

1. Primeira Geração do ABC
O Custeio Baseado em Atividades, conhecido como ABC (Activity – Based Costing), é um método de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos.
O ABC pode ser aplicado, também, aos custos diretos, principalmente amão-de-obra direta, e é recomendável que o seja,
mas não haverá, neste caso, diferenças significativas em relação aos chamados “sistemas tradicionais”. A diferença fundamental está no tratamento dado aos custos indiretos.
Com o avanço tecnológico e a crescente complexidade dos sistemas de produção, em muitas indústrias os custos indiretos vêm aumentando continuamente, tanto em valoresabsolutos quanto em termos relativos, comparativamente aos custos diretos, principalmente o item Mão-de-obra que vem decrescendo.
Outro fenômeno importante a exigir melhor alocação dos custos indiretos é a grande diversidade dos produtos e os modelos fabricados na mesma planta que vem ocorrendo nos últimos tempos, principalmente em alguns setores industriais.
Daí a importância de um tratamentoadequado na alocação dos CIF aos produtos, pois os mesmos graus de arbitrariedade e subjetividade eventualmente tolerados no passado podem provocar hoje enormes distorções. Estas dependerão de dois fatores citados: proporção de custos indiretos no total e diversificação das linhas do produto. Neste caso se limita ao contexto de cada departamento, sendo conhecia como primeira versão ou primeira geraçãodo ABC, cujo objetivo era o custeio de produtos para fins de avaliação de estoques para atender a às legislações fiscal e societária.

2. Segunda Geração do ABC
O ABC é na realidade uma ferramenta para Gestão de Custos, muito mais do que de custeio de produto.
Assim podemos possibilitar a análise do custo sob duas visões:
- a visão econômica de custeio, visão vertical, no sentido de queapropria os custos aos objetos de custeio através de cada departamento; e
- a visão de aperfeiçoamento de processos, visão horizontal, captando os custos através das atividades realizadas nos vários departamentos funcionais.
A visão vertical de custeio fornece basicamente os mesmos dados da primeira versão do ABC.
A visão horizontal, de aperfeiçoamento de processo, reconhece que é formado por umconjunto de atividades encandeadas, exercidas pelos vários departamentos da empresa. Permite a análise, custeio e aperfeiçoamento destes processos para a melhoria de desempenho na execução das atividades.
Tradicionalmente os custos se refletem de acordo com a estrutura funcional da empresa. O ABC, nesta visão horizontal, procura custear processos; e estes são, geralmente, interdepartamentais, indoalém da organização funcional. O ABC, assim, pode ser visto como uma ferramenta de análise dos fluxos de custos, e quanto mais processos interdepartamentais houver na empresa, mais serão os benefícios do ABC. Quando se tem por objetivo calcular os custos dos processos, é preciso decidir sobre a inclusão, ou não, nos custos das atividades que compõem os processos, de determinados itens de custosdiretamente alocáveis a produtos de linhas, como, por exemplo, materiais diretos, sucatas, refugos, comissões, etc.
Normalmente a empresa é dividida em Departamentos (colunas), mas as atividades acontecem dentro dos departamentos (linhas). Uma atividade não necessariamente é realizada dentro de um único Departamento, quando isto ocorre, ela pode ser subdividida em subatividades.
Por exemplo:dentro do Departamento Financeiro, paga-se os fornecedores; esta atividade faz parte do processo de pagar fornecedores que é composto por outras atividades além desta. Talvez a área de Compras produza um documento que vá ser enviado ao Departamento Financeiro para este autorizar o pagamento. Com isso, o processo completo de pagar o fornecedor começa na área de Compras e se completa no Financeiro....
tracking img