Um enfoque no custeio baseado em atividades (abc) como ferramenta de informações e apropriação de custos indiretos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um enfoque no Custeio Baseado em Atividades (ABC) como ferramenta de informações e apropriação de custos indiretos
Mateus Viera e Silva [1]
Domingos José da Silva [2]
Gervaldo Rodrigues Campos[3]INTRODUÇÃO: Os custos indiretos de produção ao longo do tempo se tornaram maiores e mais presentes no processo produtivo com isso as distorções causadas pelo simples rateio arbitrário aumentaramfazendo com que os resultados obtidos fugissem da realidade da empresa. Para amenizar estas distorções surge o método de custeio ABC (Activity Based Costing – Custeio Baseado em Atividade) que trazinformações mais concretas e confiáveis para um melhor gerenciamento da empresa.
OBJETIVO: Demonstrar a utilização do método de custeio ABC e suas características na obtenção de resultados mais reais paraa empresa, no que se diz respeito aos custos indiretos de produção.
DESENVOLVIMENTO: Desenvolvido na Havard Business School por Cooper e Kaplan na década de 80 o custeio ABC surge para se tornar umaferramenta mais precisa na apropriação dos crescentes custos indiretos de produção. O custeio ABC é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateioarbitrário dos custos indiretos (MARTINS, 2003). No custeio ABC as atividades produtivas, que são um processo que combina, de forma adequada, pessoas, tecnologias, materiais, métodos e seu ambiente,tendo como objetivo a produção de produtos, são rastreadas e formam a primeira base de análise do ABC, todos os custos de produção necessários na fabricação dos produtos ou serviços são alocados asatividades e seguindo uma linha de proximidade o custo de cada atividade e transferido a esses produtos ou serviços. Para atribuir custos as atividades e aos produtos utiliza-se os direcionadores,que são parâmetros através dos quais são identificados e medidos os recursos necessários a execução de uma atividade produtiva ou de um serviço. Os direcionadores de custos são classificados em duas...
tracking img