Custeio por atividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“Custeio por Atividade: agregando valor no processo decisório“ Dalvio José Bertó – consultor de empresas na área de Custos, autor de obras especializadas em Custos. Pré-leitura: Visando absorver o conteúdo tão vasto e diversificado desse texto, é recomendável a leitura em dois momentos. Num primeiro momento,já na primeira semana do curso, até o item 4.3.2 que se encerra na página 12. Num segundomomento, do item 5 em diante, a leitura é mais proveitosa combinando com os conteúdos da semana 3 em diante. A leitura até o item 4.3.2 é válida como uma espécie de auto-diagnóstico sobre como sua empresa( ou de executivos e outros profissionais conhecidos) está tratando adequadamente a coleta, apropriação de custos e o processamento em si de relatórios gerenciais para o uso decisório. A seucritério, divulgue esse texto, que desse modo tende a ajudar as instituições a se qualificarem na gestão estratégica de custos e resultado. Grato pela atenção.Siga com a leitura do artigo em si. 1 – A importância dos custos diretos no cálculo de custos Quando se pretende avaliar um determinado objeto custeável: bem ou serviço, certamente se pensa de imediato em atributos como: precisão e eqüidade - namedição dos diversos componentes físicos e monetários, em qualquer metodologia. Essa assertiva é facilmente comprovada pelo desapontamento que o gestor ou usuário experimenta, ao se deparar com evidentes erros de coleta e estruturação de cálculos, ou com a incerteza quanto à sua fonte e consistência, ou mediante a insuficiente explicação dos critérios de apropriação adotados.

Usualmente, quantomaior a presença de custos diretos (de materiais diretos, processamento, comercialização, tributários, terceirizados, financeiros) numa empresa, em seus bens ou serviços, maior tende a ser a precisão no cálculo dos mesmos. Determinados segmentos concentram ao natural alguma vantagem em termos de precisão e montagem de custos, como o comércio, onde rotineiramente os custos diretos da mercadoria,mais os tributos incidentes, custos financeiros da operação, e comissões/fretes são os mais relevantes, podendo facilmente numa consolidação, atingir a cerca de 80 % do faturamento em muitos casos. Alguns bens industrializados também denotam uma presença relevante de custos diretos em sua composição, podendo-se citar entre esses: vinhos, adubos, fertilizantes. Aos participantes não habituados com aterminologia técnica, cabe lembrar que os custos diretos compreendem os custos diretamente identificados nos artigos, serviços públicos prestados ou bens comercializados na atividade privada. No outro extremo, constam os custos indiretos, que podem ser conceituados como valores comuns (no sentido de caráter genérico) a diversos bens e serviços, não passíveis de mensuração direta em cada unidadeprocessada e ou vendida. Os exemplos de custos indiretos encontramse em inúmeras contas, como: energia elétrica, depreciação, manutenção, seguro, entre tantos outros itens. 2 – A interferência do ABC na avaliação dos objetos custeáveis Um dos termos mais empregados na técnica do ABC (sigla que designa o custeamento por atividades) é justamente“ direcionadores”, associando o termo “ direto“ na suaraiz etimológica, comprovando-se com isso a preocupação predominante de tornar o maior número possível de situações mensuráveis diretamente em cada bem ou serviço – ou numa possível ampliação dos mesmos em : negócios, clientes, canais,segmentos, etc.

Muitos autores de livros e artigos apresentam uma visão confusa sobre a implantação do ABC. Com elevada freqüência argumentam que o ABC tende acorrigir as possíveis falhas do over head (usualmente caracterizado como a relação entre os custos operacionais e administrativos e os custos da mão de obra direta). Em tal manifestação, é oportuno corrigir que: i) há usos até mesmo recomendados para o over head( no caso de avaliar o custo unitário diferenciado custos. Convivendo com empresários, em consultorias e cursos/seminários, percebe-se...
tracking img