Custeio em atividades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC)



O nome custeio baseado em atividades ou custei ABC (Activity Based Costing) é um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos. O mesmo foi desenvolvido pelos professores americanos Robert Kaplan e Robin Cooper em meados na década de 1980, na Universidade de Havard.
Onde tinha comoobjetivo fornecer um método para o tratamento dos custos indiretos, através da analise das atividades, dos seus geradores de custos, e dos utilizadores.
Este processo consiste na identificação, análise e alocação de custos aos processos de uma determinada empresa. Visando melhor gerenciar a lucratividade. A utilização deste método permite uma melhor mensuração dos custos.


No sistema de custeioABC a atribuição dos custos indiretos são feitos em dois estágios.
No primeiro estágio, denominado de “custeio das atividades”, os custos são direcionados as atividades. No segundo estágio, denominado de “custeio dos objetos”, os custos das atividades são atribuídos aos produtos, serviços e clientes. Assim como os demais sistemas de custeio, ele também tem suas restrições, e entre elas a de nãoser aceito pelo fisco.
Pelas suas próprias características, o ABC tem como fortes candidatas a sua implantação as organizações que utilizam grande quantidade de custos indiretos no seu processo produtivo e que tenham significativa diversificação em produtos, processos de produção e clientes.
Embora suficientemente simples, o sistema de custeio ABC, tem contribuído para melhorar sensivelmente atradicional metodologia de análise de custos. Seu objetivo é rastrear as atividades mais relevantes, para que se identifiquem as mais diversas rotas de consumo do recursos da empresa. Por meio dessa análise de atividades, busca-se planejar e realizar o uso eficiente e eficaz dos recursos da empresa.













A atribuição de custos as atividades é feita de uma forma criteriosa deacordo as seguintes prioridades:

1 - alocação direta:
Isto se faz quando há uma identificação clara, direta e objetiva de certos itens de custos com certas atividades;

2 - rastreamento:
É uma alocação com base na identificação da relação, causa efeito, entre a ocorrência da atividade e a geração de custos. Essa relação é expressa através de direcionadores de custos de primeiro estágio,também conhecidos como direcionadores de custos e recursos;

3 - rateio:
O rateio é realizado quando não há a possibilidade de utilizar nem a alocação direta, nem o rastreamento.



À medida que as empresas utilizam tecnologia de produção mais avançadas os custos indiretos de fabricação aumentam e o valor da mão-de-obra direta diminui. Assim a distribuição dos custos indiretosproporcionalmente a mão-de-obra direta conduz a um custeio incorreto dos produtos.
Nesse intenso movimento de mudanças o processo de gestão empresarial passa por novos desafios e os gestores, necessariamente, passam a trabalhar com novos modelos de decisão e esses novos modelos de decisão demandam novas informações. Não esquecendo que a informação é a matéria-prima do processo de tomada de decisões.Como todos os métodos utilizados, este não foge do entendimento apresentado. Assim, ocorrerão vantagens e desvantagens da aplicação do método de custeio ABC.

 Vantagens no método utilizado:

• Informações gerenciais relativamente mais fidedignas por meio da redução do rateio;
• Adequa-se mais facilmente as empresas de serviços, pela dificuldade de definição do que seja custos, gastose despesas nessas entidades;
• Menor necessidade de rateios arbitrários;
• Atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade;
• Obriga a implantação, permanência e revisão de controles internos;
• Proporciona melhor visualização dos fluxos dos processos;
• Identifica, de forma mais transparente, onde os itens em estudo estão consumindo mais recursos;
• Identifica o custo de cada...
tracking img