Desenvolvimento-wallon-erickison-piageot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GABRIEL FERNANDES MARIANO

2º semestre/noite/ PSICOLOGIA

Introdução à Psicologia Educacional





Estágios do Desenvolvimento Humano

segundo Wallon, Erikson e Piaget



Henri Wallon

← Wallon: nasceu na França em 1879 e viveu em Paris , onde morreu em 1962.

← Considerava que o sujeito constrói-se em suas interações com o meio.

← Para Wallon a maturação emconjunto com a ação do meio humano , exercendo um sobre o outro uma ação recíproca,provocará progressos decisivos na evolução da criança.

← Para Wallon a evolução da criança é descontínua, cheia de conflitos, antagonismos e oposições, e entre um estágio e outro existem trocas de níveis e mutações. A evolução se dá por um rompimento e não por continuidade ou filiação progressiva eorganizada.

← Para se pensar a pessoa na psicogenética de Wallon é preciso compreendê-la a partir da integração da inteligência, da afetividade e do ato motor


5 ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO



1)Estágio Impulsivo-Emocional

Vai de 0 a 1 ano

Esse estágio compreende dois momentos:

1º momento - De início a atividade da criança está voltada essencialmente para as sensações internas,em princípio viscerais e musculares e depois afetivas.O movimento, desde o início da vida é uma das principais formas de comunicação da vida psíquica com o ambiente externo e se apresenta de 3 formas:

1ª- movimento de equilíbrio: reações de compensação e ajustamento do corpo sob a ação da gravidade;

2ª – movimento de preensão e de locomoção : compreensão de si mesma e do espaço que a cerca;3ª – reações posturais: vão levar a atitudes expressivas e mímicas.

2º momento – Emocional – As descargas motoras se transformam em meio de expressão e comunicação da criança com os adultos; é um circuito de trocas afetivas que vão se intensificando e criando um verdadeiro campo emocional no qual gestos, atitudes, vocalizações, mímicas, vão criando nuances de dor, tristeza, alegria, cólera.Dessa osmose afetiva entre a criança e os que a cercam surge o início da vida psíquica, a consciência subjetiva, as primeiras imagens mentais, as primeiras marcas da sua individualidade.

Primeiro ano de vida- em que predomina a emoção na interação da criança com o meio. Por volta dos 6 meses, a criança já dispõe de uma riqueza de possibilidades para traduzir suas emoções, o que lhe permiteuma troca mais rica com o meio humano. No adulto, a comunicação restrita às emoções poderia ser considerada um distúrbio, uma espécie de degradação da atividade. Mas para a criança que está num estágio do desenvolvimento humano, a emoção é manifestação plenamente normal.

2)Estágio Sensório-Motor e Projetivo

Vai de 1 ano aos 3 anos

Primeira etapa sensório-motora: A criança vai respondendocada vez mais aos estímulos do mundo exterior que passa a ser o instrumento do seu interesse e a ser manipulado e explorado. É o momento em que a inteligência, dedica-se à a construção da realidade.A criança explora o seu corpo e os objetos. É o período da novidade da marcha(andar) e da linguagem que faz com que a criança atue em relação ao mundo que a rodeia e ao mesmo tempo alarga a suareferência em relação a si mesma.O andar e a linguagem são atividades práticas que vão possibilitar à criança ingressar no mundo dos símbolos. É a etapa projetiva (2 a 3 anos) desse estágio que caracteriza a forma do funcionamento mental da criança: o ato mental projeta-se em atos motores. A percepção que tem das coisas e do mundo se amplia.

Esse estágio ocorre após os 9 meses e vai até o segundo outerceiro ano de vida; o interesse da criança volta-se para a exploração sensório-motora do mundo físico. A criança vai estabelecendo as ligações necessárias entre as sensações e os movimentos. Também surge o desenvolvimento da função simbólica da linguagem.

Neste período, o pensamento, ainda nascente, precisa dos gestos para se exteriorizar; portanto, o ato mental “projeta-se” em atos...
tracking img