Cultura e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO: CULTURA
01. Geertz define cultura como “teia de significados”. Explicite o pensamento do autor.
Geertz define a cultura como teia de significados que grupos humanos estabelecem nas relações entre si e com a natureza. Assim, pensar a cultura implica em interpretar esses significados e buscar os significados atribuídos às coisas para o Outro. O modo de vida e de pensamento conduz-nosà ordem simbólica e ao sentido e, conseqüentemente, cultura, sociedade, civilização e identidade tornam conceitos chaves. Pensar a cultura implica em: interpretar significados e buscar os significados atribuídos às coisas e às relações, desenhando o que é próprio e o que é o Outro; compreender a dinâmica que ocorre no diálogo entre alteridades é constitutiva da noção mesma de cultura e épermanente. A relação do homem com o mundo é sempre mediada por suas ferramentas. Ele constrói, apreende e interpreta a realidade a partir dos instrumentos que lhe são fornecidos pela cultura. Tecelão quase compulsivo de si próprio, borda sem cessar teias de significados para dar sentido ao mundo. Essas teias, onde se misturam pontos abertos e fechados, novos e antigos, e linhas de todas as cores, são acultura. É a partir desse véu da cultura, dessas lentes, que vemos então as coisas, os outros, e a nós mesmos.

02. O que você entende por etnocentrismo? Explique o “perigo” da reação ao etnocentrismo.
Eu entendo por etnocentrismo a avaliação de um grupo como sendo o centro dos outros grupos, pelos quais são submissas a este, uma vez que se consideram superiores aos outros, adotandosua cultura como a universal. Surgindo, então, o grupo do "eu" e o grupo do "outro", tendo o primeiro como real, absoluta e principal referência e o segundo como algo exótico, excêntrico, anormal, exuberante e primitivo. É dificultador na compreensão das outras culturas e da nossa própria cultura. E é no contexto do Descobrimento da América, que podemos analisar o ‘’perigo’’ dessa reação deetnocentrismo. A problematização dessa expressão se deu de forma mais grave, pois como o grupo do eu (colonizador) tinha o recurso da força das armas de fogo, se achou no direito de definir o grupo do outro (índio) segundo seus princípios e valores e exercer a grande dificuldade moral e intelectual que tinham de conviver com a diferença cultural, social e emocional deste povo, impondo que suasmanifestações eram selvagens, esdrúxulas, antropófagas, pré-históricas e precisavam serem destruídas ou "civilizadas".



03. Não existe cultura superior nem cultura inferior, o que existe são culturas diferentes. Explique essa afirmação tendo em vista a idéia de cultura como “teias de significados”.
Tendo em vista a idéia de cultura como ‘’teia de significados’’, entendemos que nenhuma culturase sobrepõe à outra, uma vez que cada cultura tem suas ideologias e suas características próprias e é justamente isso que as torna apenas diferentes. A diversidade cultural só pode ser compreendida se a postura frente ao estranho e ao estrangeiro se tornar mais flexível e permitir existência da diferença enquanto diferença, não enquanto hierarquia. Deve-se então, em primeiro lugar, aceitar que ooutro existe, conhecê-lo e reconhecê-lo. É preciso perceber que somos apenas uma das culturas possíveis, e não a única. Conhecendo as diferentes formas de lidar com o mundo, as diferentes respostas dadas pelas mais diversas culturas é que se pode relativizar o que nos é o estranho, tentando encontrar, assim, no olhar do outro, o ponto de partida. Nossas lentes muitas vezes nos cegam, quandotentamos ver o que está distante. Ajustemos então essas lentes para mais longe, não deixando que nos ceguem para o outro e, principalmente, nos tornem míopes para nós mesmos. Cada cultura tem o seu valor, suas manifestações e devem ser respeitadas, reconhecidas e valorizadas com suas características.

04. Por que se diz que a antropologia exige uma “transformação do olhar”? Explique.
Segundo...
tracking img