Projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTE 1: INTRODUÇÃO

1.1. Gerenciamento de Projetos
Os projetos possibilitam à Organização transformar metas estratégicas em resultados.
Gerenciamento de Projetos pode ser definido como aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos. Tendo como objetivo garantir que o projeto inclua todo o trabalhonecessário, e somente ele, para que haja sucesso.
São abordadas nove áreas do conhecimento que caracterizam os principais aspectos envolvidos em um projeto: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos, Comunicação, Aquisição e Riscos.
Deste modo, sendo utilizado para orientar o gerenciamento de 42 processos, agrupados em 5 grupos: Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento;Encerramento.
Neste trabalho estaremos abordando especificamente sobre a Área Qualidade.





*Figura 1: Processos e Áreas de Conhecimento

*Figura 2: Fluxo Resumido de Processos e Gerenciamento – PMBOK



1.2. Área de Conhecimento: Qualidade
Pode-se definir como a entrega de produtos ou prestação de serviços de acordo com os desejos dos clientes mantendo uma comunicação clara eum bom relacionamento com o mesmo.

O Planejamento é a chave para uma boa implementação do processo de qualidade: no qual se antecipam as situações e preparam-se as ações para que o resultado esperado seja alcançado.

Ressalta-se que as pessoas têm grande importância nos resultados dos projetos. Por fazerem a diferença na qualidade através de seus conhecimentos, habilidade e experiênciaque afetem diretamente no planejamento, implementação e operação do produto/serviço.

O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia de boas práticas que constitui a base do conhecimento em gerenciamento de projetos do PMI (Project Management Institute).

Ele estrutura 3 processos associados ao Gerenciamento da Qualidade, que incluem os princípios da moderna qualidade bem como asferramentas e técnicas específicas que serão usados para alcançar as metas de qualidade do projeto e do produto do projeto.

I) Planejamento da qualidade – Mapear padrões, tolerâncias, política, diretrizes, métricas e ações de garantia e controle de qualidade relevante para o projeto e determinação de como satisfazê-los, determinando a qualidade do projeto; (durante o Planejamento).II) Realizar a garantia da qualidade – Ações que no âmbito de gerenciamento do processo contribuirão para a melhoria da qualidade (como revisões e auditorias na gestão dos projetos), determinando se suas medidas de qualidade ainda são apropriadas, aplicando atividades de qualidade planejadas visando garantir que o projeto seguirá os processos necessários para atender aos requisitos; (durante aExecução).

III) Realizar o controle da qualidade – quando é feita a medição e comparação com o Plano de Gerenciamento de Qualidade e o projeto, através do acompanhamento dos resultados a fim de determinar se estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade, bem como identificar maneiras de eliminar as causas de um desempenho insatisfatório; (durante o Controle).



*Figura3: Processos associados ao Gerenciamento de Qualidade


PARTE 2: O PROJETO

2.1. Declaração do Escopo do Projeto
Documento que contém informações importantes sobre as necessidades e as estratégias do projeto, como a justificativa, a descrição do produto e os objetivos em termos de custo, qualidade e prazo, reunindo a combinação de todos os objetivos e todas as tarefas, definindo o trabalhonecessário para conceber o produto ou serviço.
A definição e o gerenciamento do escopo do projeto representam fator fundamental para o sucesso do mesmo na medida em que embasam todas as áreas.
Os projetos apresentam objetivos técnicos ou de projetos, contendo metas relacionadas a negócios, custo, cronograma e qualidade.

Título do Projeto
Projeto Olimpíadas Escolares 2012

Identificação...
tracking img