Cultura e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

ARMANDO PAZ MORAIS

Resumo Interdisciplinar desenvolvido como parte obrigatória da verificação parcial das disciplinas oferecidas no 7° semestre do curso de teologia, turma B, da FACETEN, sob a orientação da prof. Neusa.

Boa Vista – RR
2011
CULTURA E SOCIEDADE

Natureza da cultura
A cultura, para os antropólogos em geral, constitui-se no “conceito básico ecentral de sua ciência”, afirma Leslie A. White (In Kahn, 1975:129). O termo cultura não se restringe ao campo da antropologia. Várias áreas do saber agronomia, biologia, artes, literatura, história etc. - valem-se dela. Muitas vezes, a palavra cultura é empregada para indicar o desenvolvimento do indivíduo por meio da educação, da instrução.
Os antropólogos não empregam os termos cultos ou incultos,de uso popular, e nem fazem juízo de valor sobre esta ou aquela cultura, pois não consideram uma superior à outra. Elas apenas são diferentes em nível de tecnologia ou integração de seus elementos. Todas as sociedades, rurais ou urbanas simples ou complexas, possuem cultura. Não há indivíduo humano desprovido de cultura exceto o recém-nascido, porque ainda não sofreu o processo de endoculturação,Para os antropólogos, a cultura tem significado amplo: engloba os modos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos, em sociedade.

Conceituação
Para alguns, cultura é comportamento aprendido; para outros, não é comportamento, mas abstração do comportamento; e para um terceiro grupo, a cultura consiste em idéias. Há os que consideram como cultura apenas osobjetos imateriais, Também se encontram estudiosos que entendem por cultura tanto as coisas materiais quanto as não-materiais. Edward B. Tylor (1871) foi o primeiro a formular um conceito de cultura, em sua obra Cultura primitiva. Ele propôs: “Cultura... é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridospelo homem como membro da sociedade”. O conceito de Tylor predominou no campo da antropologia durante várias décadas.
Para Ralph Linton (1936), a cultura de qualquer sociedade “consiste na soma total de idéias, reações emocionais condicionadas a padrões de comportamento habitual que seus membros adquiriram por meio da instrução ou imitação e de que todos, em maior ou menor grau,participam” (1965:316).
Franz Boas (1938) define cultura como “a totalidade das reações e atividades mentais e físicas que caracterizam o comportamento dos indivíduos que compõem um grupo social...” (1964:166).
Malinowski (1944), em Uma teoria científica da cultura, conceitua cultura como “o todo global consistente de implementos e bens de consumo, de cartas constitucionais para os váriosagrupamentos sociais, de idéias e ofícios humanos, de crenças e costumes” (1962:43).
O mais breve dos conceitos foi formulado por Herkovits (1948), embora este não seja o único: “a parte do ambiente feita pelo homem” (1963:31).
Beals e Hoijer (1953) também são partidários da cultura como abstração. Afirmam eles: “a cultura é uma abstração do comportamento e não deve ser confundida com osatos do comportamento ou com os artefatos materiais, tais como ferramentas, recipientes, obras de arte e demais instrumentos que o homem fabrica e utiliza” (1969:265 ss).
Para Felix M. Keesing (1958), a cultura é “comportamento cultivado, ou seja, a totalidade da experiência adquirida e acumulada pelo homem e transmitida socialmente, ou ainda, o comportamento adquirido por aprendizado social”(1961:49).
Leslie A. White (1959), em O conceito de cultura (In Kahn, 1975: 129 ss), faz diferença entre comportamento e cultura. Para ele, é:
Comportamento - “quando coisas e acontecimentos dependentes de simbolização são considerados e interpretados face à sua relação com organismos humanos, isto é, em um contexto somático” - relativo ao organismo humano;
Cultura - “quando coisas e...
tracking img