Cultura e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
FACULDADE ATENAS MARANHENSE
CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILINGÜE
SOCIOLOGIA




CELIA CRISTINA TAVARES
DEBORA RAQUEL PINHEIRO PINTO
DIANA ROBERTA SANTOS DA SILVA

GILMARA MARREIROS

HELDA OLIVEIRA DA SILVA
MARISTELA ARANHA ARAUJO
NECI ROSA DA COSTA OLIVEIRA
SILVANETE DA SILVA SOUZA
TERCIA MARIA ALBUQUERQUE










CULTURA ESOCIEDADE




















São Luís
2005







CELIA CRISTINA TAVARES

DEBORA RAQUEL PINHEIRO PINTO
DIANA ROBERTA SANTOS DA SILVA
GILMARA MARREIROS
HELDA OLIVEIRA DA SILVA
MARISTELA ARANHA ARAUJO
NECI ROSA DA COSTA OLIVEIRA
SILVANETE DA SILVA SOUZA
TERCIA MARIA ALBUQUERQUE















CULTURA E SOCIEDADETrabalho apresentado à disciplina de Sociologia do Curso de Secretariado Executivo Bilíngüe como requisito para obtenção de nota. Orientadora: Profª Socorro Fortes.


























São Luís
2005
Este trabalho busca uma visão mais esclarecedora acerca do conhecimento de mundo e do homem, verificando suas relações culturais e influencias sofridaem cada sociedade.
O processo de globalização intensificou as relações interpessoais, econômicas e sociais, expondo uma diversidade cultural pelos cinco continentes, que vão desde hábitos e costumes diferenciados, às vezes, até mesmo antagônico ao que imaginamos ser, mostrando a relatividade cultural.


CULTURA

Cultura é tudo que é socialmente aprendido, entendido ecompartilhado pelos indivíduos de uma sociedade.
Não devemos definir cultura como algo que assinale um maior conhecimento, mas sim, tudo aquilo que é demonstrado pelo homem através de sons, símbolos e expressões.
Desta maneira, é particular ao homem, desmistificando assim alguns conceitos sobre cultura.
Seja qual for a sociedade (meio rural, urbana, simples ou complexa), esta é constituída decultura, ou seja, cada povo possui seus próprios valores, hábitos, costumes e tradições.
Do ponto de vista científico, Reinaldo (DIAS, [19- -] apud TAYLOR) diz que cultura: “é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, direito, costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Com isso, podemos dizer que a cultura é passada pelaherança social (convívio social) e não pela herança biológica.
A cultura compreende a totalidade das criações humanas – idéias, valores, manifestações artísticas de todo o tipo, crenças, instituições sociais, conhecimento científicos e técnicos, instrumentos de trabalho, tipos de vestuário, alimentação, dentre outros; sendo o homem o único animal capaz de criar cultura.
Desta maneira, cadapovo ou sociedade, elabora sua cultura, pois nela estão contidas a sua herança e identidade.
Alguns destes costumes, crenças e valores, etc, possuem identidade particular, sendo compreendidos por uns e nem tanto por outros. A exemplo temos a sociedade Oriental, que cultua diversos hábitos que para nós, torna-se difícil de compreender. Na China, é natural comer cachorro, rato, escorpião. Opovo do Ocidente pode analisar tal fato de uma estranha e até mesmo repugnante.


A cultura pode ser de dois modos:
□ Material – alude-se aos aspectos físicos ou tecnológicos do dia-a-dia.
□ Não-material – alude-se aos modos de usar os objetos materiais aos costumes, crenças, filosofias, governos e modelos de comunicação. Por sua vez, a cultura não-material é bem mais resistente àsmutações que a material.

Sendo assim, na cultura material está implícito o modo ou estilo de vida que determinado grupo utiliza para viver. Exemplificando esta observação, temos o povo nordestino, em que grande parte das pessoas utiliza a rede para dormir e usa a farinha de mandioca como alimento básico.
O mesmo acontece com a cultura não-material, abrangendo aspectos que a sociedade tem...
tracking img