Cultura e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura e Sociedade

LAGES
2010

Cultura e Sociedade

Trabalho apresentado na disciplina de Sociologia I do Curso de Administração do Centro UNIVESC.


LAGES
2010

Introdução

Neste Resenha veremos definição da cultura e as diversidades da cultura humana e os vários tipos de sociedade em que ohomem vive. A cultura refere-se ás formas de vida dos membros de uma sociedade ou grupos dentro da sociedade. Vamos ver os valores e as normas trabalham em conjunto para moldar a forma como os membros de uma cultura se comportam dentro de seus limites e elas variam enormemente através das culturas e os valores e normas mudam através do tempo.
A cultura pode ser conceitualmente diferenciada desociedade, mas há conexões muito próximas entre essas noções, Todas as sociedades são unidas pelo fato de que seus membros são organizados em relações sociais estruturadas, de acordo com uma cultura única. Nenhuma cultura poderia existir sem sociedades. Mas, igualmente, nenhuma sociedade poderia existir sem cultura. Sem cultura, não seríamos sequer humanos. Não teríamos línguas em que nos expressarnenhuma noção de autoconsciência e nossa habilidade de pensar ou raciocinar seria severamente limitada.
As variações culturais entre os seres humanos são ligadas a diferentes tipos de sociedade; segue as principais formas de sociedade encontradas e como a mudança social afetou o desenvolvimento cultural humano e por último uma breve abordagem de alguns fatores que contribuíram para a mudançasocial.

Cultura e Sociedade
Definição: Cultura é um conjunto de saberes coletivos, compartilhados pelos membros de uma sociedade. Os padrões culturais são aprendidos e, não, herdados! A cultura de uma sociedade compreende tanto aspectos intangíveis - as crenças, as idéias e os valores que formam o conteúdo da cultura – como também aspectos tangíveis – os objetos, os símbolos ou a tecnologia querepresentam esse conteúdo.
O Curioso é perceber que valores e normas para qualquer cultura representam saberes coletivos ou, conhecimento coletivo adquirido, às vezes, ao longo de séculos. No caso de normas éticas ou morais, trata-se sobrevivência e convivência em comunidade. Valores dão sentido e fornecem direção aos humanos enquanto estes interagem como o mundo social. Normas são regras decomportamento que refletem ou incorporam os valores de uma cultura. Os valores e as normas trabalham em conjunto para moldar a forma como os membros de uma cultura se comportam dentro de seus limites e elas variam enormemente através das culturas. Algumas culturas valorizam altamente o individualismo, enquanto outras podem colocar maior ênfase em necessidade em comum.
Em nossa época de mudanças, tomadapelo movimento global das pessoas, das idéias, dos bens e da informação, encontramos muitos valores culturais em conflitos, por isso os valores culturais e as normas freqüentemente mudam através do tempo. Muitas normas que consideramos hoje naturais em nossas vidas pessoais, como relações sexuais pré- matrimoniais e casais vivendo juntos sem estarem casados, contradiziam valores comumentesustentados há poucas décadas. Os valores que orientam nossos relacionamentos íntimos evoluíram gradual e naturalmente no decorrer de muitos anos. Muitos de nossos comportamentos e hábitos cotidianos são fundados em normas culturais, movimentos, gestos e expressões são fortemente influenciados por fatores culturais.
Diversidade Cultural não são apenas as crenças culturais que diferem através dasculturas. A diversidade das práticas e do comportamento humano é também notável. Formas aceitáveis de comportamento variam amplamente de cultura para cultura e, com freqüência, contrastam drasticamente com o que as pessoas das sociedades ocidentais consideram “normais”. Por exemplo, no Ocidente moderno consideramos crianças com idades entre 12 ou 13 anos como sendo muito novas para o casamento. Mas,...
tracking img