A Vaginose Bacteriana é uma leve infecção da vagina causada por um descontrole na quantidade e proporção de microorganismos que naturalmente habitam a vagina. A vagina contém,normalmente, bactérias chamadas lactobacilli, e alguns outros tipos de bactérias chamadas anaeróbicas. Ainda não se sabe por que as bactérias anaeróbicas crescem e causam esta infecção.
A causada Vaginose Bacteriana ainda não é totalmente compreendida. Ela é associada com um desequilíbrio do nível de bactérias normalmente presente na vagina. A Vaginose Bacteriana se desenvolve quando umamudança no ambiente da vagina causa o aumento do nível de bactérias prejudiciais.
Mulheres com Vaginose Bacteriana apresentam corrimento vaginal com odor desagradável, que aparece principalmente, apósuma relação sexual. O corrimento é, geralmente, de cor branca ou cinza. Mulheres com Vaginose Bacteriana podem ainda sentir ardência ao urinar e coceira ao redor do exterior da vagina. Algumasmulheres podem ainda não apresentar sintomas.
O tratamento de Vaginose Bacteriana é feito à base de medicamentos antimicrobianos e é essencial para mulheres grávidas. A Vaginose Bacteriana pode voltarmesmo após o tratamento.
Na maioria dos casos quando a Vaginose Bacteriana não é tratada, não costuma causar grandes complicações. Mas existem algumas implicações sérias:
* As bactérias que causama Vaginose Bacteriana podem infectar o útero e as trompas de falópio. Esta inflamação é conhecida como doença inflamatória pélvica. A doença inflamatória pélvica pode causar infertilidade ou danosgraves às trompas de falópio que por sua vez podem acarretar gravidez tubária e infertilidade. A gravidez tubária é uma condição de ameaça a vida na qual um óvulo se desenvolve fora do útero, normalmentenas trompas de falópio.
* A Vaginose Bacteriana não tratada durante a gravidez pode provocar parto prematuro ou recém-nascido com peso abaixo da média.
* A Vaginose Bacteriana pode...