Cultura organizacional - zanelli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia Organizacional – Zanelli - CAPÍTULO 13 – CULTURA ORGANIZACIONAL

1 – Introdução

Muitas foram as utilizações para o significado da palavra cultura em nossa história. As áreas de Antropologia e Sociologia dedicaram especial atenção a esta atividade e trouxeram contribuições significativas à literatura. Entretanto foi apenas ao final do século XVIII que a ciência ofereceu“contornos” ao seu sentido/significado. No que tange os estudos de base psicológica do fenômeno cultural, estes ainda encontram-se incipientes, até porque, apesar de existirem estudos culturais em extensão individual, esta perspectiva individual ainda tem sua atenção negada na literatura, apesar de entendermos que a cultura apenas pode ser criada, mantida e transmitida se houver a participação das pessoas.Neste sentido, é importante lembrar que as mudanças de comportamentos no homem e a diversidade cultural nas sociedades não são vistas apenas quando comparamos culturas diferentes mas também em grupos que podem ser considerados como homogêneos, como é o caso de nosso país.
Quando nos reportamos ao conceito de cultura nos estudos organizacionais, esta incipiência de conceito fica mais forte ainda eapenas foi dedicada atenção ao termo neste contexto a partir do declínio dos produtos norte-americanos em detrimento dos japoneses, a partir da década de 80. Associado a isto, acrescente-se a mudança do equilíbrio do poder mundial e a ascendente internacionalização das organizações. Atualmente, o tema aqui abordado possui extrema relevância para a área organizacional uma vez que compreende valoresque influenciam de que forma sentem, pensam e agem aqueles que compõem as organizações e será este o assunto tratado nas linhas que se seguem.

2 - Modos de compreensão e mudanças do conceito de cultura

Ao longo da história, diversos estudiosos definiram a cultura de formas distintas. Para Taylor, que estava impregnado pela teoria evolucionista de Darwin, cultura era um fenômeno natural,regular, passível de estudos sistemáticos e de elaboração de leis sobre seu processo e evolução. Para Boas (1896), cada cultura apresenta suas particularidades e é moldada pelos incidentes históricos com os quais se deparou. Já Kroeber (1949) afirma que cultura sobrepõe a herança genética; favorece o domínio humano sobre seus instintos; é um instrumento de adaptação; colocou o homem na condição de serque aprende e é resultado do processo acumulativo que resulta do aprendizado obtido da totalidade das experiências históricas das gerações antecedentes.
Keesing (1974) se propõe a realizar um agrupamento das fragmentadas definições de cultura que existiam até então. Para ele, existem as teorias que consideram a cultura como um sistema adaptativo, bem como teorias idealistas da cultura, que sesubdividem em sistema cognitivo, sistema estrutural e sistema simbólico.
Na psicologia, a cultura pode ser entendida como fonte de expressão do inconsciente, formas de cognição que caracterizam diferentes comunidades, como símbolos que são compartilhados ou, ainda, como valores básicos profundamente arraigados que influenciam e explicam os comportamentos do grupo.
Foi no início de 1980 que aquestão cultural ganhou força efetiva nos estudos organizacionais, devido ao aumento de competitividade entre as organizações, declínio de produtividade norte-americana e ganho da competitividade japonesa, deslocamento de poder nas relações de autoridade na sociedade industrial e redefinição geopolítica do planeta.
Cultura, em nível organizacional, pode ser entendida como variável da organização (aorganização possui uma cultura), ou como uma metáfora, o que a organização é (a organização é uma expressão cultural na sua totalidade). Esses dois modos de conceber a cultura organizacional são especificados em cinco áreas básicas de pesquisa cultural, que são: administração corporativa, cultura corporativa, cognição organizacional, simbolismo organizacional e processos inconscientes e...
tracking img